Categories: Cotidiano Notícias

Acreana que está em missão de combate a incêndios no Chile é tradutora e porta-voz da equipe

Por
Whidy Melo

Bombeira Militar há 16 anos, Dayanne Andrade tornou- se tradutora e porta-voz de uma equipe que contém 36 profissionais da Força Nacional de diversas regiões do Brasil.


A acreana foi designada pelo Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Ministério da Justiça, a compor a equipe brasileira da missão humanitária que combate os incêndios florestais que acontecem desde janeiro, no centro-sul do Chile.


Com experiência de atuação em incêndios florestais na região Amazônica, Dayanne foi selecionada por causa do seu desempenho realizado desde que compõe a Força Nacional De Segurança Pública, além de ser graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e também falar espanhol fluentemente.


Dayanne é a única mulher bombeira militar da missão, no entanto, brigadistas chilenas e espanholas também fazem parte do grupo de pessoas que estão trabalhando para monitorar e combater os incêndios florestais que já prejudicaram quatro regiões do Chile: Maule, Ñuble, Biobío e Araucanía.


Dayanne conta sobre sua satisfação em compor a equipe que saiu do Brasil no dia 9 de fevereiro para monitorar e combater os focos de incêndio: “Poder ajudar quem precisa é uma honra! O trabalho é duro, mas estamos tendo sucesso com a redução dos incêndios na área em que atuamos”.


A equipe brasileira atualmente está em Maule, uma das poucas regiões chilenas com floresta nativa. Segundo a Confederação Nacional de Agricultura Familiar (Conaf), os incêndios no Chile são de origem humana, causados por conflitos indígenas por posse de terra e agravados por uma seca prolongada de mais de uma década, que afeta a agricultura.


Relacionando aos incêndios que costumam ser causados na região amazônica, principalmente no estado do Acre, Dayanne alerta: “Existem formas de fazer o uso controlado do fogo com educação e consciência sobre os nossos recursos naturais. Assim evitamos desastres como esses, no Chile”.


Até agora, mais de 2 mil residências foram destruídas pelo fogo em todo o país, 24 pessoas morreram, mais de 5 mil estão desabrigadas e milhares foram feridas.


A atuação dos 36 bombeiros brasileiros em todo o centro-sul do Chile foi autorizada pelo governo federal, que enviou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) equipada para combater incêndios, além de aeronaves-cisternas, veículos, equipamentos e materiais de combate.


Com informações de A Gazeta.


Share
Por
Whidy Melo

Últimas Notícias

  • Acre 01

Em sessão extra, deputados aprovam contas da gestão de Gladson e dos governos do PT

A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) convocou os deputados estaduais para uma sessão…

19/12/2024
  • Extra Total

Fugas de presídios no Acre aumentam mais de 244% em 2024

Um levantamento com dados do site oficial do governo do Acre (agencia.ac.gov) aponta um aumento…

19/12/2024
  • Notícias
  • Televisão

Preta Gil recebe apoio de famosos antes de nova cirurgia

Preta Gil está passando por uma nova e longa operação, após a quimioterapia não ter…

19/12/2024
  • Acre

Polícia Rodoviária Federal oferece oportunidade de estágio no Acre

A Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Acre abriu nesta quinta-feira, 19, uma vaga…

19/12/2024
  • Nacional

Relator muda regras na PEC do corte de gastos para supersalários

O relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) do pacote de corte de gastos,…

19/12/2024
  • Notícias
  • Televisão

Veja momento em que Maiara é pedida em casamento na festa de Virginia

Maiara foi surpreendida pelo namorado Wissam Nassar durante a festa de Virginia Fonseca, realizada na…

19/12/2024