Categories: Acre Notícias

Fundação Hospital realiza segundo transplante de fígado do ano

Published by
Leônidas Badaró

O governo do Acre, por meio da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), realizou nesta sexta-feira, 24, mais um Transplante de fígado. O órgão que chegou por volta das 12h30 em Rio Branco, proveniente de Campo Grande/MS.


O receptor, Jonas Bezerra, 56 anos, natural do município de Ipixuna/AM é residente há 40 anos do município de Cruzeiro do Sul/AC, portador de Cirrose Hepática por vírus da Hepatite B e Delta, e aguardava na fila de espera por um fígado desde outubro de 2019.


“Me sinto realizado e feliz pela oportunidade em poder realizar o transplante, é uma dose de esperança para minha vida. Estou confiante”, disse o receptor.


O receptor internou aos cuidados assistenciais da equipe Fundhacre, nas primeiras horas da manhã do dia 24. A cirurgia que ocorreu sem intercorrências, teve início por volta das 13h e contou com uma equipe altamente especializada, teve duração em torno de 6 horas, com término por volta das 19h.



O paciente foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva da Fundhacre, onde segue estável aos cuidados da equipe assistencial da UTI e equipe de transplantes.


“Cada transplante que conseguimos fazer alcançar sucesso é uma satisfação especial, esse é um procedimento altamente complexo, e é uma grande vitória prosseguir com esse programa no estado, afinal, somos o único grupo da Amazônia que faz transplantes de fígado e nossos resultados continuam entre os melhores do país”, destacou o médico cirurgião, responsável técnico da equipe de transplante de fígado, Tércio Genzini.


Ao todo foram realizados 64 procedimentos de transplantes de fígado no Acre desde o início do programa em 2016.


Entenda o processo

Para viabilizar o processo de captação e transplantes é necessário a integração e envolvimento de uma equipe multidisciplinar extensa, incluindo profissionais da Central Estadual de Transplantes, com a coordenação e apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) que viabiliza a distribuição e logística para a chegada do órgão.


A Força Aérea Brasileira (FAB) entra com o apoio do transporte dos órgãos já a equipe da Fundhacre que viabiliza toda estrutura, assistência técnica, logística para equipe de transplantes e receptores dos órgãos, além da viabilização de um grupo cirúrgico com excelência em procedimentos desse porte.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Corpo de Bombeiros abre inscrições para 27ª Corrida do Fogo

Em comemoração aos 50 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), o governo…

27/05/2024

Faccionados agridem homem que pintava casa no Segundo Distrito

Oséias da Silva Fernandes, de 43 anos, foi agredido a golpes de ripa no início…

27/05/2024

Homem é esfaqueado ao tentar usar droga em Rio Branco

Um homem identificado apenas pelo apelido de "Xoló" foi ferido a golpes de faca na…

27/05/2024

Reajuste de 5,08% para servidores acreanos poderá ser adiado, diz secretário

O Reajuste Geral Anual (RGA) de 5,08%, previsto para ser concedido a mais de 53,7…

27/05/2024

Minha Casa, Minha Vida aumenta vendas e aquece construção civil

O Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) ajudou significativamente o setor da construção civil para…

27/05/2024

Com emenda de Alan Rick, Marinha recebe moto aquática para ações no Acre

Nesta segunda-feira, 27, na Gameleira, a Marinha do Brasil recebeu uma moto aquática e uma…

27/05/2024