Menu

Espetáculo acreano ‘Fiandeiro de Tempos’ circula por 9 estados da Amazônia Legal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Selecionado para integrar a mostra Sesc Amazônia das Artes em 2023, o monólogo acreano “Fiandeiro de Tempos” passará por nove estados da Amazônia Legal e pelo Piauí, durante os meses de maio e agosto. O cruzeirense Victor Onofre é o artista responsável pela idealização, pesquisa, direção e atuação do espetáculo que se inspira na vida de ribeirinhos do nosso estado.


O projeto, do Coletivo Iluminar, estreou em dezembro de 2021, na Usina de Arte João Donato, em Rio Branco e agora irá representar o estado na mostra. “É um privilégio! Porque o Acre, de certa maneira, é esquecido pelo restante do país. Está sendo uma emoção muito grande poder representar meu estado, contando uma história daqui e que representa inúmeras pessoas”, comemora Victor.

Publicidade

“Fiandeiro de Tempos” é uma peça que valoriza a memória e o patrimônio imaterial do Acre ao trazer para o palco personagens inspirados em homens e famílias ribeirinhas do interior do estado. Em cena, Victor compartilha a cultura daqueles que encontram na floresta tudo o que precisam para viver, do alimento à fé.


Para tal concepção, o artista revisitou suas histórias de infância, mas também partiu para os seringais do interior, onde pode vivenciar e pesquisar a fundo àquele cotidiano. Foi pelos seringais e comunidades do Rio Murú, no Jordão, Serra do Môa, em Mâncio Lima e pela comunidade do Crôa, em Cruzeiro do Sul que ele conheceu figuras que lhe trouxeram diferentes percepções sobre a vida e o tempo.


“O que a gente está querendo mesmo é poder mostrar a cultura, fazer esse resgate do patrimônio imaterial e poder mostrar esse arquétipo, dessa pessoa que mora só, isolada, mas que fia seu caminho faz a sua história. É um personagem da vida real que não existe só na Amazônia, existe em todo o Brasil, todo o mundo”, destaca o artista.


Além do ator, estão em cena a cantora Maria Saliza e o violinista Marcos Casas, que fazem a trilha sonora toda ao vivo. A iluminação é por conta de Luiz Rabicó. Victor ressalta que o coletivo está em busca de apoiadores que queiram ajudar a levar o nome do Acre por meio da cultural.


O Sesc Amazônia das Artes é uma rede de intercâmbio das artes e da cultura que busca visibilizar o cenário cultural da Amazônia Legal e do Piauí. Realizado em formato de mostras, o projeto oferece acesso a produtos culturais de forma gratuita, com apresentações e capacitação em diferentes áreas artísticas como Artes Cênicas, Música, Teatro, Circo, Dança, Audiovisual, Literatura e Artes Visuais.


“Ainda bem que o Sesc é um grande fomentador da cultura do país, é uma honra poder estar trabalhando com esse setor da cultura. O Sesc tem valorizado, incentivado e confiado bastante nas produções regionais, isso é muito importante!” destaca o acreano.


Vale destacar que o primeiro dia do espetáculo “Fiandeiro de Tempos” na mostra Sesc Amazônia das Artes é no Acre. A peça terá apresentação gratuita no dia 8 de maio, no Teatro do Sesc, em Rio Branco. Confira abaixo a programação completa.


Maio
08 de Maio – Acre
10 de Maio – Maranhão
12 de Maio – Rondônia
14 de Maio – Tocantins
Agosto


09 de Agosto – Roraima
11 de Agosto – Amazonas
13 de Agosto – Amapá
15 de Agosto – Piauí
17 de Agosto – Mato Grosso


Ficha técnica
Direção, Pesquisa e Atuação: Victor Onofre
Codireção: Arnaldo Lima
Texto: Quilrio Farias, Victor Onofre e Dino Lambada
Dramaturgia: Quilrio Farias
Colaboradores na dramaturgia: Victor Onofre e Dino Lambada
Preparador físico: Jhon Gomes
Direção fotógrafica e Designer gráfico: Marcos Antônio
Direção de arte: Jaqueline Chagas e Dino Camilo
Produção Executiva: Junior Uchoa
Produção Geral: Victor Onofre
Assistente de produção e cenógrafo: Luca Lima
Trilha sonora e criação musical: Marcos Casas, Quilrio Farias, Mara Mattero e Maria Saliza
Voz: Maria Saliza
Iluminação: Luiz Rabicó
Assessoria de mídia e imprensa: Eldérico Silva.

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido