Menu

Pesquisar
Close this search box.

45% das mulheres não fazem exame ginecológico no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Divulgada neste mês de fevereiro, estudo feito pela Famivita, agência especializada em saúde, entrevistou 2.100 mulheres entre 19 de dezembro de 2002 e 2 de janeiro de 2023 constatou que 45% das acreanas adultas não realizam exame ginecológico anualmente.


43% das brasileiras não fazem exame ginecológico de rotina. Entre as mulheres buscando a gestação, 41% disse dispor de contato mais direto com um profissional ginecologista.

Anúncios


Tocantins foi onde as pacientes mais afirmaram ter esse contato com os profissionais, com 78% respondendo afirmativamente.


Já Rondônia é a região em que menos pacientes apresentam esse tipo de vínculo mais próximo, com estes profissionais.


Segundo outra pesquisa “Expectativa da mulher brasileira sobre sua vida sexual e reprodutiva: As relações dos ginecologistas e obstetras com suas pacientes”, encomendada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e conduzida pelo Instituto Datafolha, cerca de 4 milhões de mulheres nunca procuraram atendimento ginecológico.


A situação se mostra preocupante, especialmente se levarmos em conta que é através das consultas de rotina desse tipo, que se pode fazer a prevenção às doenças, além de haver vantagens adicionais, como um melhor planejamento da gravidez, para aquelas que sonham com a maternidade. Também é por meio das visitas regulares a este profissional que as adolescentes obtêm orientações importantes, referentes ao crescimento saudável e ao início da vida sexual.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido