Menu

Pesquisar
Close this search box.

No Acre, advogados são alvos de operação da PF por serem “pombos correio” de facção

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 17, a operação Columba com a finalidade de investigar crimes de organização criminosa e tráfico de drogas envolvendo criminosos pertencentes a uma facção e advogados.


Segundo as investigações, os envolvidos estariam num esquema de troca de informações entre membros do grupo criminoso que estão dentro dos presídios e os que estão fora. Os advogados estariam atuando como mensageiros e fazendo uma ponte de comunicação entre os envolvidos.

Anúncios


A operação recebeu o nome de Columba por ser um gênero ao qual pertencem as espécies típicas de pombos, fazendo alusão a “Pombo Correio”. Esses pássaros eram usados para levar mensagem de um local para o outro, destacando-se pela velocidade e segurança na entrega da informação. Os advogados dos envolvidos estariam usando as prerrogativas da profissão para manter uma linha de comunicação entre os membros da organização criminosa.


Os fatos delituosos foram descobertos durante a análise do celular de um chefe da facção. Identificou-se a atuação de pelo menos dois advogados, os quais estariam sendo pagos para levar informações de líderes do grupo criminoso para faccionados que estariam cumprindo pena no sistema penitenciário acreano. Durante a operação foram mobilizados 16 policiais federais que cumpriram 04 mandados de busca e apreensão. A OAB foi comunicada para acompanhar a ação policial.


Os investigados poderão responder por crimes por crime de organização criminosa, sem prejuízo de outros crimes. O material apreendido será submetido à análise da equipe de investigação e à perícia criminal, podendo surgir novos fatos e pessoas investigadas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido