Categories: Cotidiano Notícias

Gonzaga sugere instalação de câmeras às margens da BR-364

Published by
Da redação ac24horas

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Luiz Gonzaga (PSDB), se reuniu com o secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp) , coronel José Américo Gaia, para tratar da parceria entre o Legislativo e Executivo em relação à segurança dos acreanos. Gonzaga aproveitou para parabenizar o secretário pelas ações de combate aos crimes no Acre.


Durante a reunião que contou com a participação do engenheiro Gilberto Siqueira, coordenador do Componente Indígena do licenciamento ambiental da Linha de Transmissão de Energia Elétrica 230kv (Linhão) que vai ligar Rio Branco a Cruzeiro do Sul, foi tratado também sobre um projeto para combater crimes contras indígenas da área Campinas Katukina, que fica a 60 quilômetros de Cruzeiro do Sul.


Gonzaga e Siqueira levaram até o secretário relatos de casos de invasões de terras e ameaças de organizações criminosas contra indígenas da região.


“Somos a favor do desenvolvimento do Acre e uma energia que qualidade para os moradores do Juruá, mas precisamos nos ater também aos povos indígenas que moram às margens da BR-364. Recebemos informações que facções estão agindo na terra indígena e muitos índios estão até deixando suas casas para irem para cidade. Precisamos reforçar a segurança na terra indígena Campinas Katukina”, disse Gonzaga.


O engenheiro Gilberto Siqueira afirmou que juntamente com o presidente da Aleac sugeriram ao secretário a instalação de postos de segurança e câmeras para monitorar a ação dos criminosos contra os indígenas.


“Temos relatos que os povos indígenas estão sendo alvos de facções. Diante disso foi discutido a implantação de postos de segurança e monitoramento por câmeras”, disse Siqueira.


Gilberto disse que a empresa responsável pela instalação do Linhão até Cruzeiro do Sul, Transmissora Acre, já se prontificou a comprar as câmeras para serem doadas à Sejusp para o monitoramento do tráfego na região.


“As câmera serão doadas pela empresa Transmissora Acre, que é concessionária da linha de transmissão de energia, para conectar ao sistema onde todos os órgãos de segurança terão imagens de quem entra e sai da terra indígena”, disse.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Polícia Federal destrói ponte de acesso à terra indígena no Pará

A Polícia Federal (PF) destruiu uma ponte clandestina usada por invasores da Terra Indígena (TI)…

27/04/2024

Criciúma atropela o Vasco e recebe aplausos em São Januário

O Criciúma parecia o Manchester City jogando contra um time da Segundona Inglesa, em São…

27/04/2024

Gracyanne Barbosa publica vídeo em pole dance com música de Belo

Gracyanne Barbosa, 40, voltou ao pole dance na tarde deste sábado. Ela publicou uma sequência…

27/04/2024

Alan Rick propõe Auxílio Desastre Rural para agricultores familiares

O Senador Alan Rick (União-AC) apresentou o Projeto de Lei 982/2024, que visa instituir o…

27/04/2024

Pela 3º vez consecutiva, Recol Motors Yamaha ganha troféu de performance

A concessionária Recol Motors Yamaha, em Rio Branco, foi reconhecida pela terceira vez consecutiva como…

27/04/2024

2° edição da Churrascada Atacale tem degustação de carnes e disputa emocionante

O Atacale, com o patrocínio do Grupo GP7 e o frigorífico Frigonosso, realizou neste sábado…

27/04/2024