Categories: Cotidiano Notícias

Empresas terão até maio para ajustar terceirizações indevidas no Pix

Published by
Da redação ac24horas

As instituições financeiras que terceirizaram indevidamente o Pix, sistema de transferência instantânea de recursos do Banco Central (BC), terão até 31 de maio para se ajustarem. O regime de transição consta de resolução publicada hoje (15) pelo BC.


As terceirizações no Pix ocorrem quando a relação se dá entre uma instituição participante do sistema e um agente privado não participante. Elas são diferentes das parcerias, em que duas instituições participantes do Pix se associam.


Em dezembro, o BC havia editado uma resolução que proibiu a terceirização do Pix em dois casos: quando o terceiro é detentor de conta transacional (que não passou pelo processo de adesão ao Pix e pelos testes necessários) e quando o terceiro não tem conta transacional, mas atua como iniciador da transação por meio de conta provida pela instituição participante do Pix.


O regime de transição vale para o primeiro caso. Até o fim de maio, os agentes poderão continuar a ofertar o Pix aos clientes enquanto durar o processo de adesão. Segundo o BC, a transição é importante para não prejudicar os usuários finais do Pix nem as instituições financeiras que agiram de boa-fé, antes de a proibição entrar em vigor.


Em relação ao segundo caso, o BC explicou que o regulamento do Pix deixa clara a proibição regulatória de que agentes atuem como iniciadores de transação sem as devidas autorizações para tal. Segundo a regulação vigente, não é possível atuar como iniciador sem que a instituição seja autorizada a funcionar pelo BC e esteja homologada a operar no open finance (sistema de compartilhamento de dados entre as instituições financeiras).


“Ser participante do arranjo [do Pix] é importante não só para garantir a aderência às regras de funcionamento e a capacidade operacional das instituições, bem como para possibilitar a devida identificação dos agentes e usuários envolvidos, de forma a prevenir crimes relacionados à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo”, informou o BC em nota.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Prefeitura segue com asfaltamento de ramais em Rodrigues Alves

A prefeitura de Rodrigues Alves (AC) segue com a pavimentação asfáltica dos ramais Treze de…

24/07/2024

Combate à fome é escolha política, diz Lula em evento do G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (24), que o combate à…

24/07/2024

Rio seca e leito vira lamaçal no interior do Acre; Confira o vídeo

O Rio Juruá e seus afluentes seguem baixando e em alguns pontos está com cerca…

24/07/2024

Xaropinho aparece de forma inusitada no Programa do Ratinho; veja o vídeo

O Xaropinho apareceu de uma forma inusitada no Programa do Ratinho! Um vídeo que circula…

24/07/2024

MEC alerta para golpes e ressalta que inscrição no Prouni é gratuita

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nota nesta quarta-feira (24) enfatizando que as inscrições para…

24/07/2024

Gladson e desembargadores condecoram Barroso com maiores honrarias do Acre

Em continuidade à agenda em Rio Branco na tarde desta quarta-feira (24), o presidente do…

24/07/2024