Menu

Alunos e servidores do IFAC não podem usar estacionamento e carros na rua viram problema

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Estudantes, servidores e moradores da área próxima à sede do Instituto Federal do Acre (IFAC) convivem com um sério problema há mais de dois anos. Ocorre que a instituição de ensino possui um amplo estacionamento, mas que não é usado.

Por conta da falta de espaço, quem vai até o local de carro é obrigado a estacionar na Rua Rotary, que é uma via de pouco espaço. O resultado é a dificuldade no fluxo de veículos e risco aos moradores da rua, principalmente as crianças.

Anúncio

A situação que sempre foi ruim, ficou ainda pior. É que além do IFAC, existe uma outra escola na região, o que aumenta ainda mais o fluxo de veículos.

“Eu já presenciei muitas vezes crianças escaparem de ser atropeladas. Para quem tem automóvel e mora na rua é até difícil conseguir sair de casa. É preciso fazer alguma coisa, aqui já é rua de muito tráfego porque acessa ramal e passa muito carro boiadeiro, caçamba e nem um quebra-molas existe para forçar a diminuição da velocidade”, conta Marineia Silva, moradora da rua.

Nesta terça-feira, 14, a prefeitura de Xapuri instalou placas de sinalização de proibição de estacionamento no local. Com isso, a Polícia esteve na rua para fazer o monitoramento.

O problema seria resolvido se os estacionamentos do IFAC e da escola Rita Maia fossem usados para o fim que foram construídos. O ac24horas conversou com Joel Bezerra, diretor-geral da instituição de ensino federal, que explicou os motivos para que os professores e estudantes não estacionem seus veículos no local. “O estacionamento não é usado porque precisa estar devidamente adaptado, com sinalização e vigilância. Um vigilante custa em torno de R$ 12 mil reais. Outro fator é que precisamos da construção de uma guarita e precisaríamos aumentar os custos. Temos conversado com a diretoria de infraestrutura, mas não temos conseguido nos últimos anos por conta de bloqueios e limitações no orçamento. A segurança dos nossos alunos é prioridade e por isso não podemos apenas simplesmente abrir os portões”, afirma.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.