Categories: Cotidiano Notícias

Preço do material escolar varia até 698% em Rio Branco, mostra pesquisa

Published by
Edmilson Ferreira

Levantamento dos preços médios do material escolar vendido em Rio Branco constatou que 29 dos 43 itens avaliados apresentaram variação acima de 103% e 23 mostraram abaixo de 91%. A menor variação encontrada foi de aproximadamente 19%, já a maior foi de 698%, segundo o estudo realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento e divulgado nesta sexta-feira (10). A cotação da borracha branca, sem suporte, foi a que mais variou e chega a quase 700%, entre R$0,50 e R$3,99 a unidade.


“Dessa forma, considerando os preços médios de todos os produtos pesquisados, verificou-se que os itens que lideraram a menor e maior variação foram, papel sulfite (chamequinho, A4,branco, pacote com 100 fls) e borracha branca (sem suporte), respectivamente”, diz a Secretaria de Planejamento.


A pesquisa foi realizada nas quatro principais papelarias e em dois estabelecimentos comerciais revendedores dos produtos, que representam os maiores de Rio Branco. Foram selecionados 43 produtos de material escolar, considerados como os principais, divididos em três categorias relacionadas abaixo: Categoria 1 – composta por 10 produtos, entre: cadernos, papel sulfite e refil para fichário; Categoria 2 – composta por 16 produtos: apontador de lápis, borracha, corretivo, caneta esferográfica, caneta hidrográfica, lápis preto, lapiseira, marca texto e régua. Categoria 3 – 17 produtos: cola branca, cola bastão, cola isopor, giz de cera, lápis de cor, massa de modelar, tinta guache, caderno de desenho, tesoura e cartolina.


Para a coleta de preço dos itens escolares foi considerado o menor preço ofertado pelas papelarias e estabelecimentos selecionados, considerando também marcas e quantidades iguais ou similares dos produtos, possibilitando que o consumidor tenha conhecimento dos preços médios praticados nos principais estabelecimentos comerciais.


Além disso, os preços dos produtos escolares referem-se aos dias de realização da pesquisa, portanto, os valores dos itens estão sujeitos a alterações.


“Diante da considerável variação de preços, recomenda-se que para a escolha dos produtos o consumidor analise a qualidade e funcionalidade do material, vez que um produto mais barato pode atender esses requisitos frente às diferenças de preços tão acentuadas nos produtos mais caros”, recomenda o órgão.


Share
Published by
Edmilson Ferreira

Recent Posts

Brasil vai importar arroz para evitar especulação de preços

Para evitar uma possível escalada no preço arroz, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai…

07/05/2024

Claudia Raia detalha relacionamento com Jô Soares: ‘Meu primeiro grande amor’

Claudia Raia foi questionada sobre alguns dos relacionamentos que teve ao longo de sua vida…

07/05/2024

Números da série ‘Lost’ conferem prêmio da quina da Mega-Sena; entenda

Os fãs brasileiros da série "Lost", exibida entre os anos de 2004 e 2010, que…

07/05/2024

Cortando caminho

07/05/2024

Aprovado em comissão relatório de Alan Rick para assistência a estudantes

A Política Nacional de Assistência Estudantil oferece benefícios a alunos de ensino superior e tecnológico…

07/05/2024

Ministério Público vai avaliar necessidade do uso de algema em menores

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (7) estabelecer regras para…

07/05/2024