Categories: Cotidiano Notícias

Preço do material escolar varia até 698% em Rio Branco, mostra pesquisa

Por
Edmilson Ferreira

Levantamento dos preços médios do material escolar vendido em Rio Branco constatou que 29 dos 43 itens avaliados apresentaram variação acima de 103% e 23 mostraram abaixo de 91%. A menor variação encontrada foi de aproximadamente 19%, já a maior foi de 698%, segundo o estudo realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento e divulgado nesta sexta-feira (10). A cotação da borracha branca, sem suporte, foi a que mais variou e chega a quase 700%, entre R$0,50 e R$3,99 a unidade.


“Dessa forma, considerando os preços médios de todos os produtos pesquisados, verificou-se que os itens que lideraram a menor e maior variação foram, papel sulfite (chamequinho, A4,branco, pacote com 100 fls) e borracha branca (sem suporte), respectivamente”, diz a Secretaria de Planejamento.


A pesquisa foi realizada nas quatro principais papelarias e em dois estabelecimentos comerciais revendedores dos produtos, que representam os maiores de Rio Branco. Foram selecionados 43 produtos de material escolar, considerados como os principais, divididos em três categorias relacionadas abaixo: Categoria 1 – composta por 10 produtos, entre: cadernos, papel sulfite e refil para fichário; Categoria 2 – composta por 16 produtos: apontador de lápis, borracha, corretivo, caneta esferográfica, caneta hidrográfica, lápis preto, lapiseira, marca texto e régua. Categoria 3 – 17 produtos: cola branca, cola bastão, cola isopor, giz de cera, lápis de cor, massa de modelar, tinta guache, caderno de desenho, tesoura e cartolina.


Para a coleta de preço dos itens escolares foi considerado o menor preço ofertado pelas papelarias e estabelecimentos selecionados, considerando também marcas e quantidades iguais ou similares dos produtos, possibilitando que o consumidor tenha conhecimento dos preços médios praticados nos principais estabelecimentos comerciais.


Além disso, os preços dos produtos escolares referem-se aos dias de realização da pesquisa, portanto, os valores dos itens estão sujeitos a alterações.


“Diante da considerável variação de preços, recomenda-se que para a escolha dos produtos o consumidor analise a qualidade e funcionalidade do material, vez que um produto mais barato pode atender esses requisitos frente às diferenças de preços tão acentuadas nos produtos mais caros”, recomenda o órgão.


Share
Por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

  • Acre
  • Notícias

Energisa apresenta novidades no Parque de Exposições Wildy Viana

O estande da Energisa no Parque de Exposições Wildy Viana está trazendo uma série de…

01/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Na Expoacre, mãe vende rosas e brigadeiro com filha de 1 ano no colo

Já era tarde da noite nesse sábado, 31, quando uma equipe do ac24horas se deparou…

01/09/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Marcus Alexandre ouve relatos de abandono e garante investimentos na Cidade do Povo

O candidato a prefeito pela coligação Bora Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), visitou a Cidade…

01/09/2024
  • Acre

Detran conscientiza sobre o trânsito com estande interativo na Expoacre

Durante a Expoacre 2024, o jornalista Leônidas Badaró fez uma visita ao estande do Departamento…

01/09/2024
  • Extra Total
  • Notícias

Montado a cavalo, Gladson levanta o público na abertura do rodeio

Uma das novidades da Expoacre 2024 foi a abertura do Rodeio logo na primeira noite…

01/09/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Primeira noite de Rodeio tem apresentação de 35 peões do Acre, Amazonas e Rondônia

A primeira noite de rodeio da Expoacre 2024, realizada no Parque de Exposições Wildy Viana,…

01/09/2024