Categories: Cotidiano Notícias Política

Censo Escolar: Acre lidera inclusão de alunos especiais em classes comuns no Brasil

Published by
Da redação ac24horas

O Ministério da Educação anunciou nesta segunda semana de fevereiro os resultados da primeira fase do Censo Escolar 2022. As estatísticas oficiais da educação básica brasileira colaboram para compreender a situação educacional do Brasil e permitirão à nova gestão do MEC construir as estratégias de melhoria da educação para estados e municípios com base em evidências. O Acre está mal em vários pontos mas na educação especial ocupa a primeira colocação em inclusão de alunos em classes comuns.


Comparados com outros segmentos, os números da educação especial do Acre chama muito a atenção pois o sistema é o único do País a incluir 100% de seus alunos em classes comuns da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.


O censo escolar é uma pesquisa realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC, em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação. O Censo traz indicadores a respeito de todas as escolas (públicas e privadas), professores, gestores e turmas de todas as etapas e modalidades (ensino regular, educação especial, Educação de Jovens e Adultos e educação profissional). Essa pesquisa também revela características dos estudantes nos períodos anteriores e posteriores à pandemia, tais como idade, abandono, reprovação e série, por exemplo.


Ao todo, foram registrados 47,4 milhões de estudantes, considerando toda a educação básica, em suas 178,3 mil escolas. De 2021 para 2022, são 714 mil estudantes a mais, um incremento de 1,5%. As escolas privadas tiveram uma expansão de 10,6% nas matrículas, durante o período, o que as aproxima do nível observado em 2019 (antes da pandemia) – a queda mais significativa durante a crise sanitária foi justamente nessa rede de ensino.


Fora o destaque positivo da educação especial, o Acre encontra muita dificuldade em corrigir a distorção idade/série, algo que parece ter sido agravado pela pandemia da Covid-19. Com 28,6% de distorção no 6º ano do ensino fundamental, o Acre é o 4º no ranking dos Estados de maiores taxas a corrigir em idade e série nas escolas.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Matteus Amaral, do BBB 24, pede doações para o RS após fortes chuvas

O vice campeão do BBB 24, Matteus Amaral, pediu no X, antigo Twitter, doações para…

02/05/2024

O Acre precisa empreender

Os dados do IBGE - sobre rendimentos da população brasileira - que revelam como vivem…

02/05/2024

Câmara passa por dedetização e vereadores só retornam na segunda (6)

A Câmara de Vereadores de Rio Branco divulgou um comunicado nas redes sociais nesta quinta-feira,…

02/05/2024

Dupla acusada de matar rival a tiros no Seis de Agosto é julgada hoje na Capital

O Conselho de Sentença da 2ª Vara do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco,…

02/05/2024

Justiça aceita denúncia contra mulher que levou tio morto ao banco

O juízo da 2ª Vara Criminal de Bangu (RJ) aceitou, nesta quinta-feira (2), denúncia contra…

02/05/2024

Ator com fortuna milionária afirma que não vai dar dinheiro aos filhos “Não vou fazer isso por você”

O ator Jeff Goldblum, 71, contou que não vai deixar dinheiro para os filhos, quando…

02/05/2024