Categories: Juruá Notícias

Nomes para ocupar chefias do Dsei e Funai seguem indefinidos no Acre

Published by
Sandra Assunção

Mais de um mês após a posse do presidente Lula, os nomes para ocupar cargos relacionados aos indígenas seguem indefinidos no Acre. Ainda não foi escolhido quem ocupará a direção da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), nem dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei). A certeza é de que, a exemplo da Ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara e da presidente da Funai, Joenia Wapichana, os cargos agora serão ocupados por indígenas.


No Vale do Juruá, que tem a maior concentração de povos originários e terras indígenas, vários deles, com apoio da Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB, se articulam para assumir a gestão dos dois órgãos. Mas ainda não há nada certo e os funcionários de carreira estão à frente das chefias enquanto os nomes não são anunciados.


Nessa terça-feira, 7, a ex-chefe do Dsei, Iglê Monte, foi nomeada para a direção da Maternidade de Cruzeiro do Sul. O funcionário Deusdeth, que deveria assumir, está de férias e quem está no comando é Paulo Roberto Rodrigues da Silva, servidor de carreira do Dsei. “Nossa função, que é garantir a Atenção Básica de Saúde nas terras indígenas segue sendo executada normalmente”, pontua ele.


O ex-prefeito de Marechal Thaumaturgo, Isaac Piãnko, do povo Ashaninka, é um dos cotados para o Dsei, mas não sabe ainda se assumirá o cargo. “Ainda não foi escolhido quem vai ser”, cita Piãnko, que conta com a força do senador Sérgio Petecão, do PSD, partido pelo qual Piãnko tentou recentemente uma cadeira na Câmara Federal. Ele teve 3.567 votos e é o 1º suplente do partido.


Valdenice Silva de Souza, do povo Nukini, Nedina Luiza Alves Yawanawa, do povo Yawanawa e Mário Gerson, do povo Kaxinawa, disputam o cargo com o político.


A Funai de Cruzeiro do Sul tem como gestor atual o servidor da casa Jairo Lima. Para o cargo, foi indicado pelos povos indígenas, Eldo Shanenawa.


Quase 20 mil indígenas na regional do Juruá


O Vale do Juruá tem a maior quantidade de terras indígenas e de indígenas do Acre com população de 19.208 de 162 aldeias, distribuídas em 21terras indígenas, situadas nos municípios de Feijó, Jordão, Tarauacá, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, totalizando uma extensão territorial de 216.146 km2.


Concentra uma população pertencente a 14 diferentes povos: Ashaninka, Jaminawa-Arara, Noke Koi (Katukina), Shawãdawa (Arara), Puyanawa, Madijá (Kulina), Kuntanawa, Apolima-Arara, Jaminawa, Huni kuĩ (Kaxinawa), Nawa, Nukini, Yawanawá e Shanenawa, bem como um grupo de Indígenas de Recente Contato (IRC).


Share
Published by
Sandra Assunção

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024