Menu

Nomes para ocupar chefias do Dsei e Funai seguem indefinidos no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mais de um mês após a posse do presidente Lula, os nomes para ocupar cargos relacionados aos indígenas seguem indefinidos no Acre. Ainda não foi escolhido quem ocupará a direção da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), nem dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei). A certeza é de que, a exemplo da Ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara e da presidente da Funai, Joenia Wapichana, os cargos agora serão ocupados por indígenas.


No Vale do Juruá, que tem a maior concentração de povos originários e terras indígenas, vários deles, com apoio da Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB, se articulam para assumir a gestão dos dois órgãos. Mas ainda não há nada certo e os funcionários de carreira estão à frente das chefias enquanto os nomes não são anunciados.

Publicidade

Nessa terça-feira, 7, a ex-chefe do Dsei, Iglê Monte, foi nomeada para a direção da Maternidade de Cruzeiro do Sul. O funcionário Deusdeth, que deveria assumir, está de férias e quem está no comando é Paulo Roberto Rodrigues da Silva, servidor de carreira do Dsei. “Nossa função, que é garantir a Atenção Básica de Saúde nas terras indígenas segue sendo executada normalmente”, pontua ele.


O ex-prefeito de Marechal Thaumaturgo, Isaac Piãnko, do povo Ashaninka, é um dos cotados para o Dsei, mas não sabe ainda se assumirá o cargo. “Ainda não foi escolhido quem vai ser”, cita Piãnko, que conta com a força do senador Sérgio Petecão, do PSD, partido pelo qual Piãnko tentou recentemente uma cadeira na Câmara Federal. Ele teve 3.567 votos e é o 1º suplente do partido.


Valdenice Silva de Souza, do povo Nukini, Nedina Luiza Alves Yawanawa, do povo Yawanawa e Mário Gerson, do povo Kaxinawa, disputam o cargo com o político.


A Funai de Cruzeiro do Sul tem como gestor atual o servidor da casa Jairo Lima. Para o cargo, foi indicado pelos povos indígenas, Eldo Shanenawa.


Quase 20 mil indígenas na regional do Juruá


O Vale do Juruá tem a maior quantidade de terras indígenas e de indígenas do Acre com população de 19.208 de 162 aldeias, distribuídas em 21terras indígenas, situadas nos municípios de Feijó, Jordão, Tarauacá, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, totalizando uma extensão territorial de 216.146 km2.


Concentra uma população pertencente a 14 diferentes povos: Ashaninka, Jaminawa-Arara, Noke Koi (Katukina), Shawãdawa (Arara), Puyanawa, Madijá (Kulina), Kuntanawa, Apolima-Arara, Jaminawa, Huni kuĩ (Kaxinawa), Nawa, Nukini, Yawanawá e Shanenawa, bem como um grupo de Indígenas de Recente Contato (IRC).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido