Menu

No Acre, 45% dos pais leem livros para os filhos pequenos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No Acre, 45% dos pais não tem hábito de fazer leitura para os filhos, taxa menor que a média nacional, em que 55% dos brasileiros não costumam ler para as crianças.


O Distrito Federal é o melhor posicionado nesse ranking, com 64% dos entrevistados afirmando que leem para os filhos. No Rio de Janeiro, 48% afirmou ler para os filhos, já em São Paulo o número foi igual do Acre. Em Alagoas, apenas 15% dos pais tem esse hábito.

Publicidade

Publicado neste começo de fevereiro, o estudo da agência Famivita, especializada em maternidade, informa que não importa em que fase da vida a pessoa se encontre, os benefícios da leitura são inúmeros para quem busca uma existência rica em aprendizado. Todavia, a mais recente pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, feita pelo Instituto Pró-Livro, mostrou que pouco mais da metade da população no país – o equivalente a 52% – tem hábitos de leitura.


A iniciativa revelou, ainda, que um dos fatores que influencia para que se tenha o costume de ler é justamente que alguém próximo incentive essa prática tão proveitosa. Para se ter uma ideia, um em cada três entrevistados da pesquisa, o que corresponde a 34%, disse que alguém os estimulou a gostar de ler, sendo professores (11%), mães ou responsáveis do sexo feminino (8%) e, em seguida, o pai, responsável do sexo masculino ou algum outro parente, apontado por 4%.


O estudo teve abrangência nacional e foi realizado com mais de 2.100 mulheres entre 12 e 20 de setembro de 2022. O método de coleta de dados foi feito por meio de questionário em formulário na internet.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido