Conecte-se agora

Prefeitura de Mâncio Lima intensifica ações contra a malária

Publicado

em

Agora no mês de janeiro 234 casos de malária foram registrados no município de Mâncio Lima. Para reduzir os números a prefeitura intensifica as ações de combate a doença, com a ampliação das visitas domiciliares dos agentes, as orientações, capacitação dos profissionais e entregas de mosquiteiros impregnados.

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando, por meio da Gerência de Endemias, uma capacitação para os Agentes de Combate as Endemias – ACE e os Agentes Comunitários de Saúde – ACS para garantir aos profissionais, um olhar mais apurado sobre informações coletadas nas residências e orientem da melhor forma, as pessoas que necessitam de atendimento.Para as aulas teóricas, o Bairro Guarani foi o escolhido visto que somente no mês de janeiro foram registrados 25 casos de malária na localidade, sendo 2 do tipo falciparum a forma mais agressiva e perigosa da doença.

Agentes de Endemias das zonas urbana, rural terrestre e fluvial estão visitando os domicílios com orientação e ações preventivas.

Em outra frente, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, distribui mosquiteiros impregnados com um medicamento contra a malária utilizado com frequência em humanos e que tem se tornado uma nova ferramenta para combater a doença funcionando como uma barreira física impedindo o contacto homem-vetor, dado que certos mosquitos se tornaram resistentes aos inseticidas.

” A capacitação dos agentes para o trabalho do dia a dia é muito importante. Como houve um aumento de casos de malária no mês de janeiro, visto que é um período sazonal da doença com o aumento de chuvas, o acumulo de águas e os criadouros do mosquito. estamos fortalecendo as ações com visitas domiciliares, orientações, capacitação dos profissionais e entregas de mosquiteiros”, pontuou Francisco Melo, Gente de Endemias.

O agricultor Manoel Socorro, que recebeu a visita dos profissionais de saúde, agradeceu pelas orientações e pelos cortinados.

“Aqui em casa, no Guarani, tem pouco mais de um ano que teve casos de malária e dengue. Os Agentes de Saúde estiveram aqui, verificaram de onde estava vindo o mosquito, eliminamos um poço que eu tinha e passei a usar os cortinados impregnados. Aí graças a Deus não teve mais ninguém doente com malária”, contou ele.

Na rede

70 quilos de maconha e cocaína são encontrados em barco

Publicado

em

Dois homens foram presos e 70 quilos de cocaína e maconha foram apreendidos pelas Polícias Federal e Militar de Cruzeiro do Sul nesta terça-feira, 28, no Rio Juruá, próximo ao município de Rodrigues Alves.

A ação aconteceu durante patrulhamento fluvial no Rio. Durante abordagem a uma embarcação suspeita que navegava próximo ao município de Rodrigues Alves, os policiais viram dois homens conduzindo uma embarcação de alumínio, que passaram a agir de modo suspeito. Durante a abordagem encontraram 44 quilos de cocaína e de 25 quilos de maconha, escondidos dentro dos bancos da embarcação.

Os homens foram presos e encaminhados à delegacia da Polícia Federal em Cruzeiro do Sul, junto com a embarcação e as drogas, para os procedimentos legais cabíveis. Os nomes não foram divulgados.

VEJA VÍDEO:

Continuar lendo

Na rede

Fortes chuvas causam estragos em casas de Marechal Thaumaturgo

Publicado

em

No município de Marechal Thaumaturgo, na fronteira com o Peru, as fortes chuvas dos últimos dias, tem causado problemas de desbarrancamento em alguns pontos da cidade. A Defesa Civil monitora as áreas.

Na manhã desta terça-feira, 28, na Rua Francisco Bezerra, na Baixada da Rial, três casas foram abaixo e os moradores tiveram que deixar o local. A prefeita em exercício Rosimeire lima, garantiu suporte às famílias.

“As famílias serão levadas para imóveis de aluguel social até que a situação tenha solução definitiva. Seguimos monitorando as áreas de risco”, concluiu ela.

Continuar lendo

Na rede

Freira jogadora de futebol é artilheira do time no Acre

Publicado

em

O futebol feminino na região do Vale do Juruá, tem uma atração a mais: uma freira da Congregação das irmãs Dominicanas de Santa Maria Madalena, nascida em Porto Walter, que joga futebol desde criança. Agora, com 23 anos, a freira Isabela da Cunha Ribeiro, vive em Rodrigues Alves e joga futebol no time Jovem Missionárias – JM, da Paróquia São José, e é a artilheira da equipe.

“Jogo desde criança. Gosto demais e vejo o esporte como algo que faz parte da minha vida. Em 2015 joguei nos jogos escolares e depois também na seleção feminina do município de Porto Walter”, destaca.

Isabela, que é atacante, na noite desta segunda-feira, 28, na quadra poliesportiva do município fez 2 dos 5 gols do time dela em uma competição beneficente contra a Escolinha Solidária Auto Peças Neto.

“Conseguimos a vitória de 5 a 1 para o nosso time. Foi ótimo!”, comemorou ela, que já havia feito sucesso nos jogos do Novenário de São José na semana passada.

E o exemplo da irmã Isabela no futebol já é seguido por outras jovens que se preparam para a vida religiosa. “Na minha companhia também participam jogando, 5 formandas que estão se preparando para a vida religiosa”, pontua.

Ela afirma não enfrentar preconceitos por ser mulher e freira no futebol. “Na verdade é novidade aqui em nosso município, porém as pessoas me incentivam”, concluiu a freira artilheira.

VEJA A FREIRA JOGANDO:

Continuar lendo

Na rede

Isaac Lima assina projeto de Tratamento dos Resíduos Sólidos

Publicado

em

O gestor de Mâncio Lima, Isaac Lima, está em Brasília onde participa da 24ª Marcha de Prefeitos, que prossegue até a próxima quinta-feira 30. A Marcha é organizada pela Confederação Nacional de Municípios – CNM e entre as várias pautas estão a Reforma Tributária e a destinação adequada dos resíduos sólidos.

No Ministro do Desenvolvimento Regional, com o titular, Valdez Goes, assinou simbolicamente o Termo de Compromisso do Consórcio dos municípios, para viabilidade da execução do projeto de Tratamento dos Resíduos Sólidos.

Isaac também esteve reunido, juntamente com os demais prefeitos do Acre, com a bancada federal do Acre e com a coordenação do Programa Calha Norte do Ministério da Defesa para tratar de convênios e investimentos para o Município. “Em todas as agendas, o objetivo é assegurar recursos e ações que resultem em benefícios para a população e desenvolvimento para Mâncio Lima”, citou.

A Marcha é organizada pela Confederação Nacional de Municípios – CNM.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas