Categorias: AcreNotícias

380 pessoas desapareceram no Acre em 2022, diz MP

Por
Da redação ac24horas

De acordo com os dados do Ministério Público do Estado, 380 pessoas desapareceram no Acre no ano passado, 142 a mais que em 2021, quando foram informadas 238 ocorrências.


Em 2023 já são 17 registros e os desaparecimentos estão em crescente desde 2017 no Estado e preocupam o MP. Na tentativa de enfrentar a questão, uma campanha foi deflagrada neste começo de 2023 denominada “Saudade: essa dor pode acabar”.


Há pouca informação sobre os aparecimentos, o que dificulta comparações. O objetivo, segundo nota do MP, é dar visibilidade ao drama vivenciado pelas famílias, sensibilizar a sociedade sobre o problema, além de divulgar informações sobre como proceder diante dessas situações.


Desde 2017 que o MP estadual integra o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), gerenciado, no Acre, pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT) que no ano passado, a partir de um contato feito pelas redes sociais localizou uma pessoa e promoveu seu reencontro com a família após 33 anos.


“Nesses casos, nós fazemos a inserção do desaparecido no Sinalid. Buscamos a qualificação civil da pessoa desaparecida e a equipe do NAT vai a campo buscar as informações na tentativa de localizá-la”, explica a coordenadora-geral do NAT, promotora de Justiça, Marcela Cristina Ozório.


O MP divulga como informar o desaparecimento de uma pessoa: basta procurar uma delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência. Não é preciso esperar 24 horas para registrar o sumiço de uma pessoa.


É fundamental, pede o MP, fornecer o máximo de informações possíveis, como características físicas, cor e modelo de roupa que a pessoa usava a última vez que foi vista, bem como a região onde a pessoa estava.


O cidadão também pode acionar o MPAC por meio dos telefones 68 99219 1040 ou 68 3212 2068, ou ainda pelos e-mails: plid@mpac.mp.br e nat@mpac.mp.br.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas