Categories: Notícias

Polícia é acionada para conter invasão em terra da prefeitura e confusão é iniciada

Published by
Raimari Cardoso

Uma tentativa de invasão de uma área pública municipal, na manhã desta segunda-feira, 30, na região do residencial Jequitibá, no Portal da Amazônia, em Rio Branco, fez com que a prefeitura da capital mobilizasse servidores e até acionasse a Polícia Militar para impedir a ocupação.


De acordo com uma das líderes do movimento, Débora da Silva Pereira, as famílias foram despejadas recentemente de uma área pertencente ao Estado, que fica localizada em frente à do Município, e que a decisão de ir para o local se deu por falta de opção de onde se acomodar.


“Nós não temos para onde ir. Somos cerca de 16 famílias, com crianças e idosos sem alternativa de onde ficar e estamos em situação de desespero. A prefeitura veio aqui e tentou levar as madeiras e ofereceu o aluguel social por três meses, mas depois disso, iremos para onde?”, questionou a mulher .


Débora conta que no local da invasão já havia algumas casas e o prefeito Tião Bocalom, em uma reunião, teria dito que as famílias que já estavam alojadas poderiam ficar no local, mas quando as casas começaram a ser construídas servidores da prefeitura chegaram sem nenhum mandado para retirá-los.


Uma fonte anônima ligada à prefeitura informou, no entanto, que quando o prefeito se manifestou nesse sentido a quantidade de casas no local ainda era menor, tendo a situação se agravado após a ordem de reintegração da área do Estado, cujo prazo dado pela Justiça se esgotou nesta segunda-feira.


Débora ainda informou que após várias negociações envolvendo também a associação de moradores, ficou acertado entre os sem-teto e os representantes da prefeitura que a madeira que está no local não seria recolhida sob o compromisso de as construções não serem levantadas até que haja uma solução para o impasse.


Outra informação que a reportagem obteve é que uma reunião para tratar do assunto ficou de ser realizada ainda na tarde desta segunda-feira. Um levantamento social das famílias que estão no local também ficou de ser realizado para uso da Secretaria Municipal de Assistência Social a respeito da situação.


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Funcionários fazem paralisação após Contax cobrar desconto a colaboradores

Dezenas de funcionários da empresa Contax iniciaram uma paralisação na manhã desta terça-feira (30) em…

30/04/2024

Líder do prefeito diz que Bocalom não falou em nome do PP e insinua corrupção no governo

As últimas informações sobre a sucessão municipal têm pautado a sessão da Câmara Municipal de…

30/04/2024

Polícia Civil faz buscas na Globo após apresentador ser acusado de assédio

O escândalo em torno da demissão do apresentador Alexandre Kapiche teve novos desdobramentos detalhados nessa…

30/04/2024

PRF inicia campanha Maio Amarelo, com ações educativas de trânsito

A campanha Maio Amarelo 2024, em defesa da segurança viária, inicia nesta terça-feira (30), nas…

30/04/2024

Consulta pública sobre transporte aéreo de animais vai até 14 de maio

Está aberta a consulta pública setorial (2/2024) que vai recolher contribuições e sugestões para aprimorar…

30/04/2024

“Não mudou nada”, diz Bocalom sobre possibilidade de Socorro ser candidata

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PL) disse em entrevista na manhã desta terça-feira…

30/04/2024