O Navio de Assistência Hospitalar Doutor Montenegro, da Marinha do Brasil, chegará em Cruzeiro do Sul no dia 8 de fevereiro. Ainda não há a confirmação se a equipe vai começar o atendimento médico Odontólogico à população ribeirinha pelo município, subindo em seguida o Rio Juruá até Marechal Thaumaturgo, ou se a rota será feita ao contrário, começando do alto Rio e baixando, passando por Porto Walter e Rodrigues Alves, até voltar à Cruzeiro.
A definição se dará de acordo com o volume de águas do Rio Juruá, levando em conta a previsão de chuvas, de modo a garantir a navegabilidade do Navio Hospital no manancial.
Os atendimentos garantidos na embarcação, feitos a partir de convênio entre a Marinha e o governo do Estado do Acre, são consultas médicas e odontológicas, cirurgias de pequeno porte, exames clínicos, laboratoriais, pré-natais, de mamografia e raio-X, além de palestras educativas, distribuição de medicamentos e atenção farmacêutica.
A operação, ocorrerá até o dia 23 de maio, contando com com 85 militares. Destes, 27 compõem a equipe de saúde que deverá realizar 20 mil atendimentos durante os 125 dias da operação.
Esta será a 23° missão do Navio no Vale do Juruá. A embarcação foi feita na gestão do governador Orleir Cameli e entregue à Marinha do Brasil.
O NAsH Doutor Montenegro saiu do cais da Estação Naval do Rio Negro, em Manaus no dia 19 de janeiro.