Menu

Capacidade instalada de energia solar triplica no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Para o setor de energia solar não houve pandemia”. A declaração é do engenheiro eletricista Edlailson Pimentel sobre o crescimento da energia fotovoltaica no Acre entre 2019 e 2022, o pior período da crise sanitária gerada pela Covid-19.


O setor cresceu em meio a uma crise econômica acentuada no mundo inteiro, fazendo com que, no período, a capacidade instalada de sistemas mais que dobrasse ano a ano.

Publicidade

Em 2019 o Acre tinha uma capacidade instalada de 2,5 MW em energia solar. Em 2020 essa potência chegou a 8,9 MW e, em 2021 alcançou a marca de 24,8 MW.


Já no ano passado, a capacidade instalada chegou a 42,1 MW.


O Acre tem hoje 4.280 sistemas conectados a rede de distribuição da Energisa, que é a concessionária do fornecimento de energia elétrica no Estado. Com isso, neste ano, são 43,5 MW de capacidade Instalada no Estado, sendo 32 MW somente em Rio Branco.


De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), que tem Pimentel como representante no Acre, são mais R$ 226,2 milhões de investimentos no Estado nos últimos 10 anos, com de 1,3 mil empregos gerados.


A Associação acredita que são mais de R$ 72,2 milhões pagos por mais de 50 empresas integradoras trabalhando com energia solar no Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido