Nesta quarta-feira, 25, os 85 alunos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, das zonas urbana, rural e ribeirinha de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, apresentaram na Casa de Cultura Márcia Alencar, em Mâncio, o Trabalho de Conclusão de Curso- TCC, que é a última etapa para a graduação da turma. A formatura dos futuros pedagogos está marcada para abril.
O Parfor é um programa emergencial criado pelo Ministério da Educação para permitir a professores, em exercício na rede pública de educação básica, o acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Com os professores formados, o objetivo é melhorar a qualidade do ensino principalmente nas comunidades rurais.
A aluna e professora Maria de Fátima Rosa, da etnia Puyanawa, dá aulas há 11 anos. Neste período, já ministrou aulas no EJA, Ensino Fundamental e como mediadora de alunos especiais. Agora, em vias de se formar, ela acredita, que poderá exercer melhor a função de professora.
“ A graduação será um divisor de águas na minha vida profissional, humana. É a realização de um sonho que era de atuar em sala de aula, levar conhecimento para os alunos” , afirmou a professora Maria de Fátima.
Camila Melo, disse que agora se sente mais segura para atuar em sala se aula.
” O PARFOR trouxe muito conhecimento a nós. E agora depois de concluir o curso estou segura e apta a dar conta de uma sala de aula e exercer aquilo que aprendemos ao longo desses 4 anos. Também vou me preparar para os concursos vindouros”, destaca
O programa já formou mais de 2 mil alunos. Com os acadêmicos sendo em sua maioria da zona rural e fluvial, o formato do programa se adequa a realidade dos professores levando em consideração o período de férias e a melhor época para o deslocamento dos mesmos.
“ Temos futuros pedagogos e pedagogas de comunidades de difícil acesso, lugares onde pra sair só é possível no inverno ou no verão e claro outros fatores que levaram muitos a desistirem. Essas turmas são frutos do empenho de um grupo de pessoas que lideraram o movimento Resiste PARFOR que, graças à coragem, à força e dedicação de cada um, o Ministério da Educação voltou atrás e estamos formando estas turmas hoje”, ressaltou Vera Bambirra, professora doutora, coordenadora Local do PARFOR.
Da turma de 85 formandos, 30 são do Município de Mâncio Lima com 70% atuando em regência nas escolas da zona rural e urbana. A modalidade oferecida é de licenciatura em Pedagogia. O deslocamento nos rios, nos ramais, para o Campus UFAC em Cruzeiro do Sul e as negociações para o início das aulas na melhor época do ano foi garantido pela prefeitura de Mâncio Lima por meio da Secretaria de Educação.
O prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, presente na apresentação dos TCCs, disse que a Educação é prioridade na gestão dele, por isso garantiu suporte necessário para os alunos/professores de Mâncio Lima, concluíssem o PARFOR.
” Fico feliz em ver uma turma tão grande de futuros pedagogos e pedagogas que, mesmo diante das dificuldades conseguiu chegar até aqui e concluir uma etapa importantes em suas vidas. Desde que assumimos os rumos desta cidade a educação tem sido uma prioridade na busca de alcançar os melhores resultados no IDEB, estamos melhorando e ampliando os espaços físicos, capacitando nossos profissionais e oferecendo melhores condições salariais. Sem a educação não temos qualidade de vida” concluiu o prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima.
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…
No próximo dia 10 de dezembro, às 18h, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do…