Categories: Destaque 7 Notícias Tv ac24horas Vídeos

Soltar pum mais de 20 vezes não é normal, diz médico em Podcast

Published by
Deylon Félix

O programa da Jô edição Podcast dessa segunda-feira, 23, entrevistou o médico ginecologista e Gastroenterologista, Edward Marca. O profissional falou sobre a saúde intestinal, cuidados contra o câncer e deu dicas para ter uma melhor alimentação.


Natural de Lima, no Peru, decidiu vir para o Acre, ao final da faculdade, após alguns brasileiros que iriam retornar para o Estado, fazerem o convite para ele em 2005. Local em que fez o parto de suas duas filhas, que nasceram em Rio Branco.


Ele resolveu fazer parte da área ginecológica por ser um campo amplo, que se pode operar, fazer consulta e outros procedimentos. Além disso, na gastroenterologia, Edward está quase chegando à marca de 10 mil endoscopia, realizadas na capital.


“Em 2014 criamos a MedClin, clínica médica que atua como despachante, ajudando as pessoas, porque os preços são mais confortáveis. E agora estamos próximos de bater essa marca de 10 mil endoscopias”, declarou.


O procedimento avalia diversas partes no interior do corpo e ajuda no combate preventivo do câncer intestinal. Segundo o médico, exames de rotina de endoscopia são obrigatórios a partir dos 40 anos.


“O câncer de intestino é o quarto mais comum no país, se você tiver algum sinal de alerta, como emagrecimento, vômitos com sangue, dores crônicas, deve fazer a endoscopia, mas fora isso, a partir dos 40 anos, deve fazer a rotina”, explicou.


O também nutricionista, afirmou que uma alimentação saudável ajuda muito contra o câncer no intestino, mas a doença também pode ser acometida geneticamente.


“Uma alimentação saudável faz toda diferença, mas nós podemos ter uma carga genética, podendo ou não desenvolver. Existe um gatilho e se eu como muito embutido pode ter o comprometimento, por exemplo”, declarou.


Marca citou alimentos que podem aumentar os riscos deste tipo de câncer e explicou que não é porque nos alimentamos de certa forma que iremos ter, já que existe vários fatores para o desenvolvimento.


“Para a prevenção, são todas as dietas ricas em fibras e frutas. Quando nos alimentamos assim, o trânsito intestinal vai mais rápido, evitando a exposição de substâncias tóxicas no intestino e quando comemos farinha, alimentos hiperprocessados, o contato é maior e isso permite a inflamação, pode ter câncer e por aí vai”, disse.


Segundo ele, não existe alimentos proibidos, mas o indicado é evitar o consumo diário. Edward respondeu ainda sobre o que falam da carne de porco, que é “remosa”, ou seja, que pode causar o agravamento de inflamações. Para ele, isso pode ser mito.


“O que seria remoso para mim é a preparação, muito temperado. A carne vermelha, maionese, frituras, isso sim é remoso, quando comemos nosso estomago fica inchado, dificulta a digestão. O porco não, pelo contrário, a carne de porco tem a gordura separada”, abordou.


O Doutor falou também sobre o excesso de gases e azia e disse que “podemos soltar pum até 20 vezes ao dia, passou disso não é normal”, assim como o fato de “nos sentir estufado” o tempo todo, sendo necessário investigação.


Uma dica importante repassada pelo médico para as mulheres, é ter um horário fixo para ir ao banheiro, já que muitas delas por ter uma rotina atarefada, esquecem de realizar este pequeno ato.


“As mulheres como tem muitas coisas para fazer, esquecem de ir ao banheiro. Perdendo o reflexo, que seria o relógio do nosso corpo, como quando acordamos e ele pede para ir ao banheiro. O importante é ter um horário fixo, mesmo sem ter vontade, para reeducar o intestino”, comentou.


Assista o Podcast da Jô completo.


Share
Published by
Deylon Félix

Recent Posts

EMURB recebe máquinas para acelerar os serviços de tapa-buracos na capital

A Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco - EMURB, recebeu na manhã desta terça-feira…

30/04/2024

Deputado é vaiado por defender Gladson e ex-prefeito acusado de ameaçar desembargador

O deputado Marcus Cavalcante (PDT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 30, para…

30/04/2024

Kayky Brito mostra sua recuperação, motorista comenta e é alvo de ataque

Kayky Brito atualizou os fãs sobre seu estado de saúde nesta segunda-feira, 29 de abril,…

30/04/2024

Com 40 anos de carreira, qual é o valor da fortuna de Madonna?

A cantora Madonna está no centro de todos os holofotes no Brasil. Nesta segunda-feira, 29,…

30/04/2024

CNJ apura omissão de juiz após promotor comparar advogada a cadela

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu um procedimento administrativo disciplinar (PAD) para apurar a…

30/04/2024

Incomodado, Gladson busca saber o que a Socorro quer: “a última palavra é minha”

"NÃO está nada decidido. Eu vou dar minha posição depois de tudo esclarecido. Primeiro, quero…

30/04/2024