Categories: Acre Notícias Política

Moradores enfrentam problemas com desmoronamentos de terra

Published by
Saimo Martins

A cidade de Rio Branco vem sofrendo por ações geológicas e, com isso, centenas de moradores sofrem com a falta de iniciativas propositivas do Poder Público para amenizar os impactos ambientais e sociais.


Na Boulevard Augusto Monteiro, no Bairro 15, foi anunciado pelo governo a construção de uma grande orla com potencial turístico, mas com o atraso das obras o que se vê no local é o barranco avançando parte da via pública e deixando moradores com suas residências ameaçadas. Situação semelhante ocorre na região do bairro Placas – onde há iminente risco de erosão que pode atingir a rua na região e vários moradores.



A situação também é complicada na rua Açaí, no bairro Tropical, onde existe também um desmoronamento de terra que atinge moradores da região. O local que já foi uma rua, sofre com o descaso, haja vista que além da sujeira e matagal, uma ponte improvisada foi construída, mas com chuvas intensas a construção vem se deteriorando, dificultando o acesso dos moradores que precisam redobrar os cuidados ao atravessar.



Já na Cidade Nova, moradores encaram diariamente problemas de desbarrancamento e no bairro Preventório, a rua Floriano Peixoto, acabou desbarrancando e a famosa região do Papoco, acabou virando um lugar onde o perigo é constante de erosões de terra além de risco de desabamento de residências – onde o problema afeta diretamente as famílias. Por conta disso, o tráfego de veículos pesados naquela rua é limitado.


O que diz a prefeitura sobre os riscos de desmoronamentos

Acerca da problemática dos fenômenos ambientais, o tenente-coronel, Cláudio Falcão, revelou ao ac24horas que os pontos de risco geológico em Rio Branco estão mapeados pela prefeitura. “Agora, no fim de setembro, fizemos um estudo e a gente verificou os locais mapeados. Antes que a erosão possa atingir as famílias, a gente passa a Seinfra para que solucione. Já quando elas passam a ser prejudicadas fazemos a remoção para aluguel social”, explicou.



Acerca do problema no bairro 15, Falcão disse que diversas famílias já foram retiradas pela Defesa Civil e o problema de erosão de terra repassado a Secretaria de Infraestrutura da capital. “No Raimundo Escócio, onde fica o prédio do Kuxixus Baby, a prefeitura já fez inúmeras obras de contenção e recuperação de solo para a movimentação das pessoas. No Ayrton Senna com divisa com Plácido de Castro a gente já fez vários trabalhos”, comentou o militar.


Com participação de Whidy Melo


Share
Published by
Saimo Martins

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024