Conecte-se agora

Acre segue com 300 atividades dispensadas de alvarás sanitários, ambientais e bombeiros

Publicado

em

O Acre segue se destacando no ranking de dispensa de alvarás para atividades econômicas. O Estado encerrou 2022 com 300 atividades dispensadas desse documento, o que desentrava a economia, 6º lugar no ranking nacional, segundo estudo do Ministério da Economia divulgado neste começo de 2023.

Em nível de País, também destaca-se Minas Gerais como o Estado com a maior quantidade de atividades econômicas dispensadas de alvarás e licenças, com 701 atividades dispensadas, fomentando o empreendedorismo e a abertura de novas empresas no estado. Destacase ainda o estado do Espírito Santo, que dispensa 621 atividades econômicas dispensadas; o estado do Mato Grosso do Sul, com 612 atividades econômicas; o estado de Santa Catarina, com 575 atividades econômicas; o estado de Pernambuco, com 490 atividades econômicas; e o estado do Rio de Janeiro, com 346 atividades econômicas dispensadas. Os seis estados possuem normas vigentes que dispensam mais atividades que a classificação nacional.

No outro extremo, os estados de Sergipe (292), São Paulo (260) e Paraná (254) dispensam menos atividades econômicas em relação à classificação nacional. Para os demais estados prevalece a classificação disposta na Resolução CGSIM nº 51/2019.

No total são 71 municípios que dispensam mais atividades econômicas que a classificação nacional de baixo risco, proporcionando um ambiente de negócios mais livre e favorável à abertura de empresas aos empreendedores locais. Importante salientar que os municípios sem classificação própria dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Rio de Janeiro também dispensam mais atividades econômicas que a norma federal, já que estão sujeitos às suas respectivas normas estaduais.

Já no cenário das capitais destacam-se Curitiba, Maceió, Recife e Manaus, que dispensam respectivamente 555, 492, 431 e 313 atividades econômicas. Vitória (621), Campo Grande (612), Florianópolis (575) e Rio de Janeiro (346), devido à aplicação da norma estadual, também dispensam mais que a norma nacional.

O ranking leva em conta atividades dispensadas de alvarás e licenças pelo Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente.

Cotidiano

Lula amplia para 3 de maio prazo de recadastramento de armas

Publicado

em

O presidente Lula publicou nesta quarta-feira (29) no Diário Oficial da União o decreto 11.455 para alterar o decreto 11.366, de 1º de janeiro de 2023, prorrogando o prazo de recadastramento de armas de fogo e incluir novos representantes no grupo de trabalho.

Com o novo decreto, s armas de fogo de uso permitido e de uso restrito adquiridas a partir da edição de decreto de 2019, serão cadastradas no Sistema Nacional de Armas (Sinarm) até 3 de maio de 2023, ainda que cadastradas em outros sistemas.

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-11.455-de-28-de-marco-de-2023-473383164

Continuar lendo

Cotidiano

Rio Branco vence Adesg, São Francisco ganha mais uma e se mantém 100% no Acreano

Publicado

em

Mais duas partidas movimentaram o Campeonato Acreano nesta terça-feira, 28, no Florestão.

No primeiro jogo, Rio Branco e Adesg se enfrentaram. Em um jogo equilibrado, o Estrelão conseguiu se recuperar após derrota na última rodada para o Independência. A vitória do Rio Branco por 2 a 1 foi construída com gols de Joel e Bahia. O gol de honra do Leão de Senador Guiomard foi marcado por Jeferson em cobrança de pênalti.

Com a vitória, o Rio Branco chegou a 6 pontos e fica em terceiro na classificação do Grupo A, além de dar um passo importante para conseguir a classificação ao segundo turno. Já a Adesg tem três pontos apenas e vai precisar vencer os dois jogos restantes para pensar em passar de fase.

Na partida de fundo, um clássico de muitos gols entre São Francisco e Atlético Acreano. O time católico mostrou porque é o atual vice-campeão acreano, venceu por 4 a 3 e se tornou o primeiro clube a garantir classificação para o segundo turno do estadual.

Os gols do São Francisco foram marcados por Polaco, Wanderson Jordão duas vezes e Geovane. Ciel e Juninho, com dois gols, fizeram os do Atlético.

O São Chico é o primeiro clube a garantir vaga para o segundo turno do estadual, enquanto o Atlético vai decidir na última rodada em jogo direto pela classificação contra o Náuas.

A nota ruim da rodada é a condição do gramado do Florestão cada vez mais prejudicado pelo excesso de chuvas e sequência de jogos. O estádio é a única praça esportiva a receber jogos do estadual, já que a Arena da Floresta continua interditada pela justiça.

Manoel Façanha

Continuar lendo

Cotidiano

Ponte afetada pela enchente causa acidente no bairro Raimundo Melo

Publicado

em

Nesta terça-feira, 28, em Rio Branco, um motociclista sofreu um acidente ao cair de moto de uma ponte de pedestres no Parque São Francisco, no Bairro Raimundo Melo, que teve parte da estrutura levada pela enchente do Igarapé São Francisco. Este trecho do Parque, que fica na Rua 11, do Raimundo Melo, foi o primeiro da localidade, a ser atingido pela enxurrada do Igarapé São Francisco, na quinta-feira, 23.

A ponte é de pedestres e usada apenas por viaturas policiais e do Serviço Móvel de Urgência- Samu, mas muitas motos passam pelo local. No local não há placas de aviso de que a ponte está apenas com um lado.

Em um vídeo, uma moradora conta como aconteceu o acidente.

“Gente a ponte aqui do Parque São Francisco caiu e acabou de acontecer o primeiro acidente. O rapaz não sabia que tinha caído tudo aqui e olha o tanto que ele voou e bateu aqui”, contou.

Nas imagens o motociclista, que caiu de uma altura de cerca de dois metros, aparece próximo da moto, já em pé, logo depois do acidente.

O bairro Raimundo Melo teve grande parte das ruas atingidos pelas águas do Igarapé São Francisco. O Parque São Francisco, de responsabilidade da prefeitura de Rio Branco, liga as Pontes das Avenidas Antônio da Rocha Viana e Getúlio Vargas, e vai até a Praça do Relógio.

VEJA O VÍDEO:

Continuar lendo

Cotidiano

Inmet emite alerta de chuvas intensas nesta terça-feira com ventos de 60 km/h no Acre

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) notificou alerta laranja, que sinaliza o perigo de chuvas intensas para todas as cidades do Acre, nesta terça-feira, 28. O aviso é indicado a partir das 10h e deve durar todo o dia.

Pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos fortes de 60 a 100 Km/h. Existe ainda o alto risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Na última medição do nível do Rio Acre, divulgada às 15 horas, o manancial atingiu 16,88 metros, o que indica que até a madrugada da quarta-feira, 29, poderá alcançar os 17 metros.

Em casos de emergência, é indicado entrar em contato com a Defesa Civil, no telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros, no 193.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas