Menu

Energia, internet e laboratório de informática são artigos de luxo em escolas do Acre, diz IBGE

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Estado do Acre é o campeão nacional de escolas sem internet, sem laboratório de informática e sem energia elétrica -e tem 1.509 escolas urbanas e rurais, 7º menor número do País.


É o que diz o dashboard Conectividade nas Escolas, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). São 1.372 escolas sem laboratório de informática, 532 sem energia elétrica e 694 sem internet. A imensa maioria, 1.987 escolas, estão localizadas na área rural do Estado, o que potencializa o fator luxo em ter algum desses equipamentos e serviços.

Publicidade

Localizada no extremo oeste do Acre, em Mâncio Lima, a escola indígena Hermílio Generoso de Oliveira não possui internet nem laboratório de informáticas para seus 39 matriculados.


Do outro lado do Estado, Maria Socorro de Souza Frota, na cidade de Brasiléia, tem conexão à internet mas não possui laboratório de internet para seus mais de 500 matriculados no ensino fundamental. Sua nota no Ideb é 5,6.


“No Estado do Acre, 90,9% das escolas não possuem laboratório de informática. Maranhão (89,6%) e Pará (86,1%) são o segundo e terceiro com o maior percentual de escolas sem laboratório no País. O Distrito Federal possui o menor percentual de escolas sem laboratório (39,5%)”, diz a Anatel.


São consideradas escolas com internet aquelas com acesso declarado no Censo Escolar ou por outra fonte governamental. O texto está aberto às manifestações acerca do tema.


O laboratório de informática, segundo consulta, é realmente um importante espaço de aprendizagem. O laboratório de informática deve funcionar como um provedor de recursos e serviços para realização de aulas e de trabalhos, tendo o microcomputador como ferramenta de aprendizagem para alunos e professores e como suporte técnico para o trabalho do professor.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido