Milhares de pessoas protestam em Lima pedindo renúncia da presidente

Milhares de pessoas tomaram as ruas de Lima, capital peruana, nessa quinta-feira (12), em protesto pacífico contra o novo governo e a nova presidente, depois que semanas de confrontos sangrentos, desencadeados pela destituição do ex-presidente Pedro Castillo, deixaram pelo menos 42 mortos.
“Por que você está virando as costas para o povo, há tantas mortes, pelo amor de Deus, pare com esse massacre”, afirmou a manifestante Olga Espejo, pedindo a renúncia da presidente Dina Boluarte, antiga vice-presidente de Castillo.
“Sra. Boluarte, eles estão usando você”, disse ela.
Os manifestantes gritavam “Dina asesina!” (Dina assassina) enquanto carregavam caixões de papelão, fotos das vítimas e slogans antigovernamentais pelas ruas de Lima, no primeiro protesto em massa na capital desde o Ano Novo.
A passeata, organizada por sindicatos e grupos de esquerda, transcorreu sem incidentes. Os confrontos iniciados no início de dezembro marcam a pior explosão de violência no Peru em mais de 20 anos.
Enquanto o protesto de quinta-feira acontecia, o ministro do Trabalho do Peru, Eduardo García, anunciava sua renúncia no Twitter, afirmando que o país precisa de um pedido de desculpas pelas mortes. Ele incentivou o governo a reconhecer que “foram cometidos erros que precisam ser corrigidos”.
García disse ainda que a situação não pode esperar até abril de 2024, data proposta para as eleições, dois anos antes do previsto.

O interior do estado levou vantagem sobre a capital nos dois jogos disputados neste sábado, 25, pelo Campeonato Acreano 2023.
Na primeira partida disputada no Florestão, o Plácido de Castro atropelou o Andirá e goleou por 5 a 1. O meio campo Pablo marcou dois gols, Gabriel, Chico e João Marcos fizeram os outros. O Andirá descontou com Cristiano.
Com a derrota, a terceira em três jogos, o Morcego praticamente não tem mais chances de classificação e vai cumprir tabela em seus dois últimos jogos. Já Plácido assume a quarta colocação no Grupo A.
Na partida de fundo, o Náuas, chamado pela sua torcida de Cacique do Juruá, também venceu a primeira. Contra o Vasco da Gama, o representante de Cruzeiro do Sul dominou o jogo e venceu por 3 a 2.
O atacante Amarildo marcou duas vezes após o zagueiro Daniel Matheus abrir o placar em falha do goleiro vascaíno Caio. O cruzmaltino descontou com Fernando em belíssima cobrança de falta, um dos gols mais bonitos do estadual até agora e com Franklin em cobrança de pênalti.
Com a vitória, o Náuas soma seus primeiros pontos, enquanto o Vasco é o primeiro clube matematicamente sem chances de chegar ao segundo turno no estadual.
Crédito da foto: Manoel Façanha

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) de Rio Branco disponibilizou na noite deste sábado, 25, um portal para que os interessados em ajudar as pessoas atingidas pelas enchentes possam se manifestar.
Os postulantes a voluntários podem se inscrever por meio do endereço: http://voluntarios.riobranco.ac.gov.br/. Os inscritos deverão participar das ações de acolhimento desempenhadas no apoio aos desabrigados e desalojados pela alagação.
O boletim da enchente, emitido pela Defesa Civil Municipal, informou que às 18 hora deste sábado, o nível do Rio Acre na capital acreana estava marcando 16,34 metros. Em Rio Branco, a cota de alerta do manancial é de 13,50 metros e a de transbordamento 14 metros.
Cerca de 30 bairros foram atingidos e 33 mil pessoas afetadas pela enchente do Rio Acre, córregos e igarapés por toda a cidade. Até o momento, 500 pessoas estão desabrigadas e quase 2 mil pessoas desalojadas, que foram para casa de familiares.

Devido ao transbordamento do Rio Andirá, o tráfego de veículos na BR-364, trecho compreendido entre Sena Madureira e Rio Branco, deverá ser interditado nas próximas horas. É o que garante a comandante Ivanise Pontes, da Polícia Militar de Sena Madureira.
De acordo com a comandante ao portal Yaconews, os moradores devem evitar viagens desnecessárias para a capital, Rio Branco, a não ser que seja uma questão de saúde urgente. Segundo ela, é preciso que a população fique em alerta e tome as medidas necessárias para evitar situações de risco.
Cotidiano
Risco de alagações em Rio Branco, Brasiléia e Assis Brasil é elevado no domingo, diz Centro

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) elevou de ´moderado´ para ´alto´ o risco de eventos hidrológicos no Acre neste domingo (26) devido à intensidade das chuvas. Até este sábado (25) a ocorrência desse fenômeno era tida como moderada.
O Cemaden fala em atenção as cidades de Rio Branco, Assis Brasil e Brasiléia. “Considera-se alta a possibilidade de ocorrência de eventos de inundação para a mesorregião Vale do Acre, com atenção para a capital Rio Branco, Brasiléia e Assis, onde o rio tem atingido a cota de inundação”, diz o Cemaden.
Com nível de alerta moderado, a região do Sul do Amazonas, com destaque em Boca do Acre, também aparece no mapa do Cemaden por conta da onda de cheia do rio Acre.
-
BOA AÇÃO
No Acre, entregador de bike chora ao ganhar cesta básica e botija de gás em serviço
-
TRAGÉDIA
Vigilante tira a própria vida dentro de carro no Arena da Floresta
-
Cotidiano
Após BR-364 apartar no Acre, Jorge Viana se reúne com Ministro dos Transportes
-
Destaque 6
Asfalto cede entre as 4 Bocas e Rio Branco e BR-364 é interditada
-
SAIBA COMO AJUDAR
Governo lança campanha Juntos Pelo Acre em apoio às famílias atingidas pela alagação
-
OPORTUNIDADE
Correios abre processo seletivo com 14 vagas de Jovem Aprendiz para o Acre
-
TEM DE TUDO
Outdoor agradece Lula por R$ 600 milhões destinados à BR-364
-
O OUTRO LADO
Motoqueiro levado por correnteza tentava salvar família ilhada