Menu

Pacientes denunciam falta de medicamentos em postos de saúde

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pacientes da rede municipal de saúde em Rio Branco procuraram o ac24horas para denunciar a falta de alguns medicamentos que são disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde.


De acordo com os relatos, são vários medicamentos em falta, como por exemplo a fluoxetina, que é um antidepressivo que pode ser usado para vários outros distúrbios, tais como transtorno obsessivo-compulsivo, bulimia nervosa e síndrome do pânico. Outro antidepressivo que não tem sido encontrado nas farmácias das unidades municipais de saúde é o Imipramina. Há também relatos da falta de risperidona, usado para tratar determinados transtornos mentais, entre eles a esquizofrenia e o transtorno bipolar.

Publicidade

A reportagem procurou a secretária de saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, que confirmou a falta de alguns medicamentos e explicou os motivos. “Realmente, existem alguns medicamentos que estão faltando. Como a maioria é de fora do estado e fecham neste período de final de ano, ocasionou o problema de desabastecimento”, disse Sheila.


De acordo com a secretária, os medicamentos que estão em falta já foram comprados e devem ser entregues até o final da próxima semana. “Esses medicamentos já estão em trânsito, nós já compramos e estamos esperando as empresas fazerem as entregas. Eu quero acreditar que até o dia 20 de janeiro, todas as medicações que estão faltando estejam com o estoque reposto”, afirma a gestora.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido