Morreu em casa, de causas naturais, no município de Mâncio Lima, nesta terça-feira, 10, a ex-seringueira e agricultora, Maria Bernardino Braga, a dona Nenzinha, aos 108 anos de idade. Ela era considerada a mais velha da cidade. Ela deixa 7 filhos, dos 14 que teve, 53 netos, mais de 100 bisnetos, dezenas de tataranetos e cinco tetranetos.
A centenária nasceu em maio de 1914, no seringal Ouro Preto, colocação São Raimundo, no Alto Juruá. Em 1930, migrou com sua família para o seringal São Luiz também em Cruzeiro do Sul. Lá casou com Aston Lopes da Silva e teve 14 filhos. Trabalhou na fazenda Barão do Rio Branco, Vila Japiim, sob o domínio do coronel Mâncio Lima, hoje terra indígena Puyanawa. Depois foi para o seringal Belo Monte, no Rio Moa, sempre trabalhando com a borracha e a agricultura.
Em 1980, Maria Bernardino ficou viúva e passou a educar e sustentar a família sozinha. Dona Nenzinha foi a primeira a ser agraciada em Mâncio Lima com a aposentadoria de Soldado da Borracha, em reconhecimento pela sua luta e dedicação na extração do leite da seringa.
“A vida desta autêntica amazônida, seringueira e agricultura foi de muita luta e dedicação. Os tempos difíceis lhe impuseram desafios quase insuperáveis, mas soube, com trabalho, vencer e criar seus filhos”, disse a vice prefeita de Mâncio Lima, Ângela Valente.
Nos últimos anos, a centenária mulher lutava contra o alzheimer, até que ficou acamada e morreu em casa, ao lado de familiares.
“Era uma mulher firme, trabalhadora e de uma energia invejável, que nos deixa um legado de amor, trabalho, honradez e dedicação. Seus ensinamentos serão para sempre lembrados por aqueles que tiveram o prazer de ter dois dedos de prosa com esta mulher centenária”, comentou o neto, jornalista Jenildo Cavalcante.
O velório de Dona Nenzinha está sendo realizado na casa de uma neta dela no bairro João Vidal, e o enterro será nesta quarta-feira, 11, no Cemitério São João Batista, às 10 horas da manhã.
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…