Menu

Pesquisar
Close this search box.

Setor de transplantes da Fundação prevê retorno de procedimentos de rins no 1º semestre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Desde o ano de 2006, quando foi realizado o primeiro transplante de rim, que o Acre realiza os procedimentos. Em 2009, o estado foi habilitado para realização de transplantes de córneas e em 2014 passou a realizar o transplante de fígado.


Desde o início do programa, o Acre já realizou 428 procedimentos, sendo 96 transplantes renais, 270 de córneas e 62 de fígado. O transplante de fígado é uma das cirurgias de maior complexidade da medicina moderna e o Acre é o único Estado da Região Norte que realiza este tipo de procedimento.

Anúncios


Durante o ano passado, foram realizados 4 transplantes de fígado e 28 procedimentos de córneas.


No Diário Oficial desta segunda-feira, 9, a enfermeira Valéria Aguiar foi nomeada como coordenadora do Serviço de Transplantes de Órgãos e Tecidos da Fundação Hospital do Acre e também deve ser confirmada à frente da Central de Transplantes, que durante muitos anos foi coordenada pela psicóloga Regiane Ferrari, que decidiu se aposentar.


A boa notícia é que a Fundhacre prevê ainda para o primeiro semestre de 2023 o retorno dos transplantes de rins que estão sem ser realizados há 3 anos. “A nossa expectativa é para que ainda neste primeiro semestre possamos anunciar a retomada do transplante renal. Desde do ano passado que já estamos em movimento para a retomada da realização dos procedimentos”, afirma Valéria.


O acesso ao setor de transplantes é de livre demanda, através de encaminhamento médico para a modalidade que necessita de avaliação, o atendimento para agendamento funciona de segunda à sexta na sala de transplantes na própria Fundação.


“Estamos trabalhando com afinco para reorganizar e melhorar os transplantes que já estamos fazendo e restabelecer o mais rápido possível o procedimento de rins. O procedimento, muitas vezes, é a última alternativa que alguém tem para continuar vivo e ter qualidade de vida. Nosso desafio é ampliar cada vez mais o serviço”, afirma João Paulo Silva, presidente da Fundhacre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido