Menu

Jorge Viana defende exportações com maior presença do Norte e Nordeste

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, defendeu nesta terça-feira (10) uma postura mais atuante da agência no Norte no Nordeste e que os produtos exportados pelo Brasil sejam mais sustentáveis.


“Se daqui a quatro anos não tivermos dobrado a participação do Norte e do Nordeste [nas exportações brasileiras], não fizemos nada“, disse na cerimônia de posse da nova diretoria da ApexBrasil, a agência brasileira de promoção de exportações e investimentos.

Publicidade

De acordo com ele, a ideia é reforçar a estrutura de exportação para produtos que tenham potencial de venda em cada Estado, inclusive com a possibilidade de apoio dos bancos públicos.


Segundo Viana, as exportações de forma geral “cresceram muito pouco depois do segundo mandato do presidente” Luiz Inácio Lula da Silva.


Para o presidente da Apex, “o agronegócio tem que ser prioritário” e o Brasil está inclusive “atrasado no apoio” ao setor. No entanto, ele chamou atenção para a importância de que os produtos exportados sejam ambientalmente sustentáveis.


“Vamos ter uma grande parceria com produtores que querem [seguir a agenda de combate às mudanças climáticas]”, afirmou.


Ele disse que o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul ainda não foi concretizado justamente porque as bases acordadas não eram ambientalmente sustentáveis. Também afirmou que vai trabalhar para avançar no acordo.


Por fim, Viana disse que precisará “discutir com” a Receita Federal mudanças nas regras de vendas para outros países, porque “tem muita burocracia para exportar”.


VALOR ECONÔMICO


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido