Menu

Com desconto, cota única do IPVA 2023 vence 31 de janeiro para veículos com placa final 1 e 2

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os donos de carros no Acre devem ficar atentos ao calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2023. Os veículos cujas placas tem final 1 e 2 devem pagar a 1ª cota (ou cota única) até 31 de janeiro.


São duas opções, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz): o imposto pode ser quitado em cota única ou em três parcelas mensais. Quem optar por cota única tem desconto de 10%. A ordem de pagamento do tributo segue conforme o número final da placa do automóvel.

Publicidade

No fim de 2022, a frota de veículos passível de tributação no Acre chegava a 295.301 mil. O imposto e a taxa de licenciamento devem ser pagos anualmente, para que o automóvel continue circulando de forma regular.


Para quitar o IPVA, o proprietário deverá emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) por meio do site www.detran.ac.gov.br, ou retirá-lo no Posto Fiscal do IPVA, localizado nas dependências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), ou nas agências da Sefaz de cada município.


Mas há novidades nas formas de pagamento: desde fevereiro deste ano o pagamento também pode ser feito por meio de PIX. A compensação dos boletos ocorre de 20 em 20 minutos pelo próprio sistema financeiro do órgão.


O imposto é calculado com base no valor de mercado local, apurado em pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A tabela serve de referência para a cobrança do imposto, portanto sobre os valores constantes nela aplicam-se as alíquotas de 1% e 2%, instituídas pela Lei Complementar nº 114.


Veja a tabela do IPVA 2023 no Acre:


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido