O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) autorizou e efetuou depósito para o pagamento de R$ 203.020.654,50 em precatórios ao longo do ano de 2022.
Os pagamentos englobam por ordem cronológica (ordem de entrada na fila única dos entes públicos devedores), acordos diretos e superpreferências (idosos, portadores de doenças graves e portadores de deficiência).
Precatório é uma requisição de pagamento de determinado valor em benefício de um credor (pessoa física ou jurídica) que se faz a um Ente Público (União, Estado, município, autarquias e fundações) em razão de uma condenação judicial definitiva (transitada em julgado).
Os pagamentos foram efetuados por meio da Secretaria de Precatórios (SEPRE). Os depósitos para os pagamentos foram autorizados e distribuídos entre o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14) e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), sempre se respeitando a ordem cronológica de apresentação do precatório.
“É importante destacar que, com esses avanços, o Tribunal já começou a pagar precatórios inscritos para o exercício de 2021 da Lista Única de Precatórios do Estado do Acre, e temos conseguido avançar com relação aos municípios também. É motivo de muita alegria alcançar esse feito, o que nos mostra o empenho para com os credores para que estes recebam seus créditos o mais rápido possível”, disse.
Além dos pagamentos já realizados, segundo a presidente do TJAC, continua em processamento (atualização de cálculos, manifestações dos credores e procuradores) e devem ser pagos ainda no mês de janeiro de 2023 novos precatórios, permitindo assim o avanço nas listas únicas dos entes públicos devedores do Estado.
A Sepre é um órgão vinculado à Presidência, com as atribuições regulamentadas pela Resolução 180/2013, do Tribunal Pleno Administrativo do Tribunal de Justiça do Estado do Acre.
O Ministério Público Federal (MPF) abriu nesta quinta-feira, 9, um inquérito civil para investigar denúncias…
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), sancionou a Lei Complementar nº 335, que…
A Presidência do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) tornou pública a convocação de acadêmicos…
Após ser premiada no Globo de Ouro, Fernanda Torres, 59 anos, continuou em Los Angeles,…
Estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial em 55 países estima que as novas tecnologias elevarão,…
O Cine Araújo reexibirá o filme “Ainda Estou Aqui” a partir desta quinta-feira, 9 de…