Menu

Serviço Geológico do Brasil diz que Rio Acre apresenta nível compatível com a época do ano

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O primeiro Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Acre do Serviço Geológico do Brasil – CPRM – em 2023 afirma que na última semana o Rio Acre apresentou tendência de subida em todas as estações.


Em Rio Branco e Xapuri, o Rio Acre apresenta níveis compatíveis com aqueles considerados normais para este período do ano, com a exceção de Brasiléia, que se encontra abaixo do nível esperado, e Assis Brasil, que se encontra acima do nível esperado.

Publicidade

Ainda segundo o boletim, atualizado nesta sexta-feira (6), de acordo com o modelo GEFS/NCEP‐NOAA, para as próximas duas semanas são previstos acumulados de chuva em torno de 100 mm, distribuídos em toda a Bacia do Rio Acre.


Em Rio Branco a tendência é que, com as chuvas nos próximos dias, o nível do rio se mantenha relativamente estável em torno de valores médios para este período do ano. É improvável que o rio alcance a cotas de atenção e alerta nas próximas semanas.


No entanto, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Rio Branco adverte para a necessidade de atenção permanente neste período de intensas chuvas, que têm o poder de mudar o cenário repentinamente.


Exemplo disso foi o que ocorreu na última quinta-feira (5), quando 107,7 milímetros de chuva em Rio Branco, em um período de cerca de 10 horas, causou vários transtornos na capital acreana e elevou o nível do rio em mais de 2 metros em 24 horas.


Cerca de 18 famílias precisaram ser atendidas na Vila Albert Sampaio, em decorrência da chuva. Após serem realocados para locais seguros, os moradores já voltaram para suas casas e receberam colchões, kits de limpeza e cestas básicas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido