Categories: Cotidiano Notícias

Projeto de Mara Rocha por alteração de Resex tem parecer por rejeição na Câmara

Published by
Leônidas Badaró

Em tramitação na Comissão na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (CINDRA), o Projeto de Lei 6024/2019, de autoria da ex-deputada federal Mara Rocha (PSDB/AC), que propõe alterar os limites da Reserva Extrativista Chico Mendes e modificar a categoria do Parque Nacional da Serra do Divisor, teve parecer do relator, o deputado José Ricardo (PT-AM), pela sua rejeição, no último dia 14 de dezembro.


De acordo com o que argumenta a autora do projeto de lei na justificativa da matéria, a área da Resex Chico Mendes que é alvo de exclusão do território abrangido pela Unidade de Conservação abriga pequenos agricultores que já viviam na área antes da criação da Reserva e que hoje são impedidos de cultivar a terra para assegurar sua subsistência.


Em 2020, em reportagem da Agência Câmara de Notícias, a ex-deputada destacou que a criação da reserva, sem preservar as pequenas propriedades que existiam na área, transformou a região em um ponto de conflito entre fiscais ambientais e famílias de agricultores “que insistem em retirar o sustento das suas pequenas propriedades”.


“A realidade é que essas famílias não conseguem encontrar sustento nos produtos extrativistas da região e encontram barreiras para permanecer nas atividades em que sempre laboraram”, explica a autora.


Com relação ao Parque Nacional da Serra do Divisor, a motivação para a proposta de alteração é o impedimento legal à exploração de rochas necessárias para a construção civil e o desenvolvimento do estado do Acre e a imposição de dificuldades para a construção do trecho da BR-364 que chegará até o Peru, abrindo uma rota econômica e comercial considerada importante para o Acre e para todo o norte do Brasil.


“Reclassificar a unidade como área de proteção ambiental propiciará a junção de dois interesses importantes: a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento econômico da região”, diz Mara Rocha.


Para o parlamentar, a proposta de redução da área da Resex Chico mendes, em lugar de pacificar conflitos, como sugere o texto do projeto de lei, vai facilitar a invasão de terras públicas e expor à violência populações extrativistas e indígenas no entorno da reserva, além de representar uma grave ameaça à sobrevivência de milhares de espécies da fauna e flora da região.


“A Resex Chico Mendes é uma das Unidades de Conservação mais ameaçadas do Brasil, sofrendo forte pressão de desmatamento em função da pressão da pecuária no seu entorno”, diz o deputado em um trecho do seu relatório.


Sobre a proposta de modificar a categoria do Parque Nacional da Serra do Divisor, o parecer do relator afirma que a experiência demonstra que os Parques Nacionais e reservas equivalentes em termos de proteção da natureza são o único instrumento capaz de frear o processo de desmatamento e ocupação desordenada e predatória do território.


“Os exemplos são abundantes, inequívocos e estão localizados em todos os quadrantes do território nacional. Mas basta observar, – para não nos afastarmos muito do Parque em questão -, a realidade do Estado de Rondônia: só o que rigorosamente resta de floresta nativa é o que está dentro das unidades de conservação e terra indígena. O que existia fora dessas áreas foi quase completamente derrubado”, diz o relatório de José Ricardo.


Além da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, a matéria foi distribuída às Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR); Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS); e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), com pareceres pendentes nas últimas três. A proposição tramita em regime ordinário e está sujeita à apreciação conclusiva das Comissões.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Defesa Civil, Taquari e Cidade do Povo recebem ações de pacificação da PM

A Polícia Militar do Acre tem fortalecido as ações com intuito de garantir a segurança…

02/05/2024

De falta de privacidade ao sol quente: as reclamações de Madonna

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais quentes do país, mas o carioca…

02/05/2024

Belo publica trecho de letra de nova música e fãs reagem: “Vai machucar”

O cantor Belo, 50, usou as redes sociais para anunciar o lançamento de uma nova…

02/05/2024

PSDB se reúne com Gladson e reafirma compromisso com governador

A direção do PSDB no Acre, liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac),…

02/05/2024

Campanha Maio Amarelo alerta para segurança no trânsito

Conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito e reduzir mortes. Essa é a proposta…

02/05/2024

Gladson abre mão de decidir candidatura e diz que Socorro só não é candidata se não quiser

O governador do Acre, Gladson Cameli, voltou a falar nesta quarta (1) e quinta-feira (2)…

02/05/2024