Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ano novo se inicia com bandeira verde na conta de luz em janeiro para os acreanos

Fatura de energia Foto: Nathalia Alcantara
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) confirmou que será verde a bandeira tarifária para o mês de janeiro de 2023 – não havendo, assim, custos adicionais na conta de luz devido às boas condições para gerar energia.


A boa notícia para os consumidores do Acre e de todo o Brasil vem logo após outra decisão da Agência que vai reduzir impactos na conta de luz no ano que vem, como a redução de 34,5% no custo da energia gerada pela usina hidrelétrica de Itaipu e que será contemplada no cálculo das tarifas, realizado anualmente pela Agência.

Anúncios


Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, as quais possuem um custo mais baixo. Dessa forma, não é necessário acionar empreendimentos com energia mais cara, como é o caso das usinas termelétricas.


Lançado pela ANEEL em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma importante ferramenta de transparência que permite aos consumidores acompanhar, mês a mês, as condições de geração de energia no País.


Antes, esse custo era atualizado de uma única vez ao ano e os consumidores só conheciam depois, nos reajustes anuais das tarifas de cada distribuidora. Agora, as bandeiras sinalizam com antecedência o custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido