A tradição da Igreja Apostólica Romana, a Igreja católica, ocorreu na noite deste sábado, 31, e reuniu centenas de católicos na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, no centro de Rio Branco, na missa de ação de graça – pela passagem do ano de 2022 para 2023.
Nas paróquias, a celebração deve ser feita por padres ou missionários. A missa iniciou às 19h e contou com a presença de mais de 500 católicos.
A missa, celebrada pelo bispo Dom Joaquim, tem o intuito de repassar aos fiéis a importância da paz em período de turbulência. “É dado destaque à paz, porque no domingo é Dia Mundial da Paz. Então, será uma celebração voltada para isso. Deus nos convida a ser voltado para esse sentimento”, comentou.
Após o período da pandemia mundial do Covid-19 – que dificultou os encontros nas igrejas com as pessoas, o reitor da catedral, padre Manoel Costa, disse que a mensagem é de esperança em dias melhores a partir de 2023. “A mensagem que a igreja deixa aos fiéis é de esperança. Foi um ano que nos permitiu construir vínculos, relações e tempos melhores. Vamos começar um novo ano de que coisas boas vão acontecer. O ano novo será de novidade para cada um dos fiéis”, declarou.
Participante da missa, a católica Edilane Ribeiro, moradora do Aeroporto Velho, ressaltou que é impossível dedicar tempo a palavra do senhor Jesus Cristo. “Temos que valorizar mais as coisas divinas do que as do mundo. Eu, por exemplo, sair da igreja vou pra casa de dormir”, garantiu.
No domingo, haverá apenas duas missas de solidariedade: Nossa Senhora mãe de Deus e do Dia da Paz.
O que é a missa de Ação de Graças
A Missa em Ação de Graças é uma cerimônia na qual o devoto solicita ao sacerdote que seja celebrada uma missa por uma graça alcançada. As principais são a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística.
FOTOS: SÉRGIO VALE