Categories: Destaque 4 Notícias Política

Acre é habilitado no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Published by
Raimari Cardoso

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) habilitou o estado do Acre no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). A informação foi veiculada pela Agência de Notícias do Acre nesta quinta-feira, 29.


A medida, segundo o governo, contemplará frigoríficos bovinos, suínos, aves e peixes, granjas de ovos, laticínios e charquearias, entre outros, que poderão comercializar seus produtos em todo o território nacional.


Para estarem habilitados, os empreendimentos deverão estar cadastrados e adequados à legislação vigente, sob auditoria do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf-AC) e auditado pelo Mapa.


Para o governador Gladson Cameli, a inclusão do Acre ao Sisbi-POA é uma excelente oportunidade para gerar mais empregos e atrair novos investimentos ao estado.


“Essa é mais uma prova do nosso compromisso com o agronegócio. Queremos que as pequenas, médias e grandes empresas tenham a mesma oportunidade para crescer e, consequentemente, colaborar com o desenvolvimento do Acre”, frisou o governante.


O presidente do Idaf-AC, José Francisco Thum, lembrou que essa conquista era aguardada há mais de duas décadas e que a medida vem para fortalecer a cadeia produtiva local.


“Já temos empresários interessados em exportar os produtos para outros estados, com a habilitação do Acre. Isso será possível dentro de, no máximo, três meses. Quem ganha são os nossos produtores, já que a demanda por matéria-prima aumentará, bem como geração de mais renda e arrecadação, sem contar a nossa expectativa de abrir mais de mil postos de trabalho”, declarou.


O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). É o instrumento que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.


Os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e os Consórcios Públicos Municipais podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


Os requisitos e demais procedimentos necessários para a adesão ao SISBI-POA são definidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e estão publicados na Instrução Normativa n° 17/2020.


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Bezerro nasce com duas cabeças no interior do Acre

O nascimento de um bezerro com duas cabeças em Tarauacá, no interior do Acre, chamou…

07/05/2024

Ana Hickmann tem família afetada em tragédia no Rio Grande do Sul e faz desabafo: ‘Muito triste’

Com muita tristeza a apresentadora Ana Hickmann fez um relato sobre as tragédias no estado…

07/05/2024

Unicef incentiva adolescentes a tirar título de eleitor

A um dia do final do prazo para tirar o título de eleitor, o Fundo…

07/05/2024

Globo cancela Profissão Repórter sobre Madonna por cobertura das chuvas no RS

A Globo resolveu cancelar a exibição do Profissão Repórter desta terça-feira (7) para aumentar a…

07/05/2024

Afetados por desastres naturais no Acre têm até 31 de maio para renegociar dívidas

Produtores rurais do Acre que foram afetados por intempéries climáticas ou queda de preços agrícolas…

07/05/2024

Homem tem bicicleta furtada em frente ao prédio da Defensoria Pública do Acre

Raimundo Lopes, de 47 anos, saiu de casa na manhã desta terça-feira (7) em direção…

07/05/2024