Categories: Cotidiano Notícias

Governo cria novos mecanismos para que lei que proíbe fogos com estampido seja cumprida

Por
Leônidas Badaró

De autoria do deputado estadual Pedro Longo (PDT) e sancionada pelo governo, a lei que proíbe no Acre o comércio, transporte, manuseio e uso de fogos de artifício ou de qualquer outro artefato pirotécnico que produza estampidos, aprovada em abril deste ano ainda é completamente desrespeitada. Os jogos do Brasil na Copa do Mundo foram um grande exemplo.


Com a aproximação das festas de fim de ano, principalmente o ano novo, onde é tradição a soltura de fogos de artifício, o governo do estado publicou novo decreto que tenta fazer com que a legislação seja cumprida. A partir de agora, os documentos autorizadores de eventos festivos públicos ou privados, expedidos pela Polícia Civil ou outros órgãos oficiais, deverão fazer menção expressa à proibição do comércio, transporte, manuseio e uso de fogos de artifício ou de qualquer outro artefato pirotécnico que produza ruído de alta intensidade.


O valor da multa será dobrado na hipótese de reincidência, entendendo-se como reincidência o cometimento da mesma infração num período inferior a trinta dias.


A competência para fiscalização, controle e aplicação das penalidades do art. 3° é de natureza concorrente entre o Estado e os municípios. Parágrafo único. Os valores das multas serão depositados em Fundo próprio dos respectivos órgãos autuadores. Nenhuma casa comercial ou particular poderá expor à venda, a varejo ou por atacado, fogos de artifícios, sem licença prévia da Secretaria de Segurança Pública – SEJUSP e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre – CBMAC.


O Corpo de Bombeiros ao vistoriar a segurança contra incêndios em edificações destinadas ao comércio de fogos de artifício no varejo, notificará o estabelecimento da proibição do comércio de fogos com efeitos sonoros de alta intensidade.


A lei foi criada com o objetivo de proteger os animais de sérios problemas à saúde, principalmente os cães, que sofrem com danos ao tímpano e até mesmo convulsões e desmaios.


Vale ressaltar que os fogos de artifício com baixa intensidade de ruídos como os que fazem parte dos shows pirotécnicos de fim de ano continuam sendo permitidos.


Share
Por
Leônidas Badaró

Últimas Notícias

  • Acre

Secretaria de Meio Ambiente lamenta morte da esposa de Fernando Melo

A Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) manifestou pesar na noite desta quarta-feira, 8,…

08/01/2025
  • Juruá

Ex-vereador Jadinha morre aos 63 anos em Cruzeiro do Sul

O ex-vereador Jader Saraiva Machado Filho, o Jadinha, de 62 anos, morreu nesta quarta-feira, 8,…

08/01/2025
  • Acre

Trabalhador morre após sofrer mal súbito durante serviço

Um jovem de aproximadamente 22 anos, funcionário de uma empresa terceirizada contratada pelo Departamento de…

08/01/2025
  • Acre 01

Governadora em exercício empossa membros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional

Proporcionando avanços nas políticas públicas e no controle da Segurança Alimentar e Nutricional estadual, a…

08/01/2025
  • Nacional

Moraes diz que plataformas continuarão no Brasil se respeitarem a lei

Um dia após o magnata Mark Zuckerberg - dono do grupo Meta, que controla o…

08/01/2025
  • Acre 01

Esposa de Fernando Melo tem morte encefálica confirmada; família autoriza doação de órgãos

Esmeralda Melo, 51 anos, esposa do ex-deputado federal e advogado Fernando Melo, teve morte encefálica…

08/01/2025