Menu

Após diplomação de Lula, Bolsonaro encontra apoiadores e ouve oração

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pelo segundo dia consecutivo, e terceiro em menos de uma semana, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a aparecer em frente ao Palácio da Alvorada, diante de muitos apoiadores. O encontro foi apenas algumas horas após a diplomação de Lula e Alckmin, presidente e vice eleitos, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).


Um religioso acompanhava o presidente, e várias crianças cruzaram o espelho d’água até o gramado. O homem, que se apresentou como Padre Genésio, ditava palavras de ordem e de agradecimento, e os bolsonaristas repetiam.

Publicidade

Bolsonaro ficou em silêncio neste momento. Ao fim do momento de oração, os apoiadores de Bolsonaro gritaram “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.


O presidente deixou o local sem falar com os apoiadores.


O padre Genésio já disse que era “petista doente”, mas foi “curado”. Em 2020, ele também defendeu que os fiéis não poderiam deixar Lula “voltar”. O TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral de Goias) entendeu que o padre fez “propaganda eleitoral irregular”, e condenou ao pagamento de multa no valor de R$ 2 mil, porque “é vedada expressamente qualquer manifestação que possa induzir o eleitora a votar ou a não votar em determinado candidato”.


Ontem, Bolsonaro também apareceu no local durante a tradicional cerimônia de arriamento da bandeira nacional, que acontece diariamente às 18h. Ao som de “fica, Bolsonaro”, ele permaneceu alguns minutos parado e em silêncio diante da multidão, chegou a caminhar perante os manifestantes, e acompanhou um momento de oração, conduzido por um homem que se identificou como um pastor do Distrito Federal.


Assim como hoje, os momentos foram transmitidos em redes sociais do presidente, que chegou a ficar acompanhado de uma menina que vestia uma blusa azul do Brasil. Os dois se abraçaram e se emocionaram, e depois caminharam de mãos dadas pelo gramado.


No domingo, o presidente apenas desejou “boa noite” aos bolsonaristas antes de deixar o local. Os apoiadores seguiram gritando e aplaudindo Bolsonaro.


Desde o dia 30 de outubro, apoiadores de Bolsonaro realizam protestos golpistas contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). São movimentos que começaram fechando rodovias e, depois, migraram para as portas de quarteis com pedidos de “intervenção federal” e para que as Forças Armadas “salvem o Brasil”.


Discurso de Bolsonaro na sexta
Na sexta-feira (9), Bolsonaro disse que os apoiadores serão os responsáveis por decidir seu futuro. Naquela ocasião, o presidente quebrou um silêncio que durava desde o fim das eleições em que foi derrotado por Lula.


Bolsonaro também usou o momento para dizer que é “o chefe supremo das Forças Armadas”. A fala demonstrou uma manutenção do tom que o presidente usava antes das eleições, insuflando os seus apoiadores que estão acampando em frente a quarteis do Exercito em vários estados do Brasil.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido