Menu

Pesquisar
Close this search box.

Na Capital, elevatórias abandonadas comprometem coleta de esgoto

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As elevatórias são componentes essenciais para a coleta de esgoto, recebendo esgotamento das redes coletoras da cidade e encaminhando para as estações de tratamento. Sem elas, o esgotamento da cidade fica prejudicado e vai parar nos rios e igarapés, causando poluição e comprometendo a saúde da população.


Infelizmente, é o que vem acontecendo em Rio Branco, onde a situação do esgotamento sanitário já é bastante deficiente. Na capital acreana, apenas 36,39% do esgoto é tratado. Ocorre que nem isso vem acontecendo, já que as elevatórias estão completamente abandonadas. Em uma delas, houve até invasão e o espaço está servindo como moradia.


O ac24horas procurou o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) para saber sobre o problema. O órgão responsável pelo serviço confirmou que as elevatórias estão desativadas. “A diretoria ao tomar conhecimento de algumas situações de violação do patrimônio público, por parte de terceiros, ou seja, pessoas ainda não identificadas, tomou como medida inicialmente as limpezas das áreas que se referem ao espaço físico. Na ocasião, os técnicos estão realizando todos os levantamentos, orçamentos, para posterior execução dos serviços necessários para que o sistema que ainda não está em operação, retorne o mais breve possível”, afirma o Saerb sem estipular uma data para que as elevatórias voltem a funcionar.

Anúncios


Um outro problema apontado pela autarquia é ainda a divisão de responsabilidades entre estado e município após o sistema de abastecimento de água e esgoto ter sido revertido para a prefeitura de Rio Branco. “Ressaltamos, que o SAERB e SANEACRE, conforme orientação do Ministério Público, estão realizando reuniões periódicas com registro de ata e elaboração de relatórios técnicos, para as atribuições e cronograma de serviços elencados no âmbito de cada competência, para que as situações relacionadas a esgoto sanitário da capital, sejam sanadas”, explica a nota do Saerb.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido