Categories: Acre Notícias

Iphan abre licitação para reforma da Casa de Chico Mendes

Published by
Raimari Cardoso
[elementor-template id="1541731"]

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu, no último dia 29 de novembro, licitação na modalidade Tomada de Preço com o objetivo de contratar empresa especializada em engenharia e arquitetura para execução de serviços emergenciais de manutenção e reforma da Casa de Chico Mendes.


O aviso foi publicado no Diário Oficial da União e a sessão pública ocorrerá no dia 14 de dezembro, às 11h (horário de Brasília), na sede da Superintendência do Iphan no Acre. A Casa de Chico Mendes é o único bem tombado pelo Iphan no estado e principal atração turística da cidade onde viveu e morreu o líder sindical.


Construída em 1960, a casa foi atingida pela enchente histórica de 2015, quando ficou parcialmente submersa. No ano seguinte, recebeu reforço estrutural, substituição das madeiras, pintura nova, microdrenagem e canalização das águas pluviais e rampa de acesso para acessibilidade, segundo o Iphan.

Anúncios


Atualmente, a casa precisa de novas reformas, principalmente em relação aos danos à madeira, que sofre com as intempéries. O patrimônio esteve aberto à visitação pública até 2018, desde quando permanece fechado após um impasse com o governo do estado, entre outros motivos alegados pela família.


Desde então, as negociações entre representantes das áreas de cultura e patrimônio histórico do governo com os familiares do líder sindical, que envolveram até a Ong SOS Amazônia, não resultaram em sucesso. Permanecendo a casa de memórias fechada e, consequentemente, sofrendo com a ação do tempo.


Em maio passado, o filho mais novo de Chico Mendes, Sandino, se manifestou mais uma vez sobre o assunto, após ser procurado pelo ac24horas. De acordo com ele, mesmo consciente da importância histórica da casa, a família considera que cabe a ela a decisão de reabrir ou não o patrimônio à visitação pública.


Dias antes, o Ministério Público Federal (MPF) no Acre havia aberto inquérito para apurar denúncias de descaso com a estrutura da casa. Sandino negou o descaso e disse que já havia recursos disponíveis para a reforma, depois de quando as discussões sobre a reabertura da casa seriam retomadas.


Tombada pelo Iphan em 2011, a Casa de Chico Mendes virou símbolo da luta socioambientalista, pois foi onde o líder seringueiro Chico Mendes morou durante seus últimos anos de vida e o local onde foi assassinado, em 1988. A casa é composta por quatro cômodos: sala, cozinha, dois quartos e um corredor.


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Fátima Bernardes enfrenta perrengue para assistir abertura das Olimpíadas de Paris

Fátima Bernardes, de 61 anos, está em Paris para cobrir os Jogos Olímpicos que começam…

26/07/2024

Boa Conversa: “pesquisas mostram avanço de votos de Marcus Alexandre”

O programa Boa Conversa, transmitido pelas redes sociais do ac24horas, está de volta. Focado nas…

26/07/2024

Suspeito de tráfico é preso após 6 meses de fuga em Cruzeiro do Sul

A Polícia Civil de Cruzeiro do Sul prendeu nesta sexta-feira, 26, por meio do Núcleo…

26/07/2024

Ana Maria Braga deixa o comando do ‘Mais Você’ durante os jogos olímpicos; veja

Ana Maria Braga, de 75 anos, não vai apresentar o "Mais Você", da TV Globo,…

26/07/2024

No Boa Conversa, Duarte confirma apoio do Republicanos a Marcus Alexandre

O programa Boa Conversa, transmitido pelo ac24horas nesta sexta-feira, 26, teve a participação ao vivo…

26/07/2024