Menu

Argentina vence a Holanda nos pênaltis e enfrentará a Croácia na semi da Copa do Mundo

LUSAIL CITY, QATAR - DECEMBER 09: Emiliano Martinez and Gonzalo Montiel of Argentina react in the penalty shoot out during the FIFA World Cup Qatar 2022 quarter final match between Netherlands and Argentina at Lusail Stadium on December 09, 2022 in Lusail City, Qatar. (Photo by Julian Finney/Getty Images)
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Argentina está classificada para a semifinal da Copa do Mundo. Após empate em 2 a 2 com a Holanda no tempo normal, nesta sexta-feira (9), no estádio Lusail, em partida válida pelas quartas de final da Copa do Mundo, a seleção argentina venceu nos pênaltis e assegurou a vaga. Agora, a Albiceleste enfrenta na próxima fase a Croácia, que bateu o Brasil nos pênaltis após empate em 1 a 1 na prorrogação.


Molina e Messi marcaram os dois primeiros gols do jogo. O camisa 10, inclusive, chegou a 10 gols em Copas e se igualou a Batistuta como os maiores goleadores do país na competição. Vindo do banco, Weghorst fez os dois da Laranja.


Argentina e Croácia se enfrentam na próxima terça-feira (13), às 16h, também no estádio Lusail, no jogo que pode levar os argentinos à final da Copa do Mundo de novo após oito anos. Em 2014, no Brasil, a Albiceleste foi vice para a Alemanha, no Maracanã.

Anúncio


Do outro lado da chave, os jogos de quartas de final acontecerão no sábado (10). Às 12h, Portugal encara o Marrocos, enquanto Inglaterra e França decidem a última vaga à semi às 16h. A grande final da Copa do Mundo será realizada no dia 18 de dezembro, e a disputa do terceiro lugar é dia 17.


O jogo

Com duas grandes equipes se enfrentando, a partida começou estudada, com passes na altura do meio-campo e sem muitas chances criadas. Aos poucos, os times começaram a arriscar chegadas mais contundentes e rondar a área adversária.


Em uma dessas boas descidas, aos 34 minutos, a genialidade de Lionel Messi apareceu, e o camisa 10 descolou um passe de cinema, que colocou Molina cara a cara com Noppert. O lateral deu um toquinho de direita certeiro na saída do goleiro.


Após o placar ser inaugurado, o jogo esquentou, mas a Holanda não conseguiu nenhuma boa chance, e assim foi até o intervalo. Já na segunda etapa, a Argentina manteve o controle do jogo e não permitiu chegadas do adversário. Aos 17, Messi sofreu falta e cobrou com muito perigo, no ângulo, mas a bola tocou a rede pelo lado de fora.


Até esse instante, a Argentina estava muito segura no setor defensivo e procurava uma boa chance para ampliar o placar, e ela aconteceu aos 25 minutos. Acuña fez boa jogada pelo lado esquerdo, entrou na área e cortou Dumfries, que passou uma rasteira nas pernas do lateral: pênalti.


Na marca da cal, Messi foi impecável, deslocou o goleiro e fez 2 a 0 para a Argentina. Precisando de dois gols para empatar, o técnico Van Gaal colocou o meia Berghuis e trocou Memphis por Weghorst, atacante de 1,97m. A estratégia deu certo, e a Holanda descontou com o gigante, de cabeça, em bola cruzada na área por Berghuis, a oito minutos do fim.


Após o diminuir o resultado, a Laranja se lançou ao ataque, e levou muito perigo com chute de Berghuis, que balançou as redes, mas do lado de fora do gol. O jogo voltou a esquentar, e os jogadores ensaiaram um desentendimento, que prontamente foi controlado pelo árbitro Mateu Lahoz.


Durante boa parte dos dez minutos de acréscimo, o zagueiro Van Dijk virou atacante e permaneceu na área adversária, com os companheiros tentando alçar a bola na área. A apenas um minuto do fim, Berghuis foi empurrado na entrada da grande área e descolou falta perigosíssima.


Aos 55 minutos, o próprio Berghuis cobrou a falta com um passe rasteiro para dentro da área, em uma jogada ensaiada, e a bola caiu nos pés de Weghorst. O gigante dominou e chutou cruzado, sem chance para Martínez – o segundo dele no jogo. A decisão foi para a prorrogação, e os jogadores de ambos os bancos de reserva se estranharam.


O tempo extra começou assim como a partida, estudado. Os times se arriscaram com muito cuidado, já que grande exposição poderia resultar num gol tomado, com a Argentina ditando o ritmo. A dez minutos das penalidades, Scaloni colocou Di María, que voltou de lesão neste confronto. No fim, a seleção argentina pressionou muito e até acertou a trave, mas a decisão foi para a marca da cal.


Nos pênaltis, Van Dijk e Berghuis erraram para a Holanda. Enzo Fernández foi o único argentino que errou. A Argentina venceu a melhor de cinco cobranças por quatro a três.


OS MELHORES MOMENTOS:

Anúncio


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido