Assolado por fortes chuvas nos primeiros dias de dezembro, o estado do Acre continua sob alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de chuvas intensas para as próximas 24 horas.
As regiões centrais e leste do estado têm alerta da cor laranja (perigo), que prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h) e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já a região oeste do estado tem alerta amarelo (perigo potencial), com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), mas baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O temporal que atingiu a capital acreana na tarde desta segunda-feira (5) provocou grandes transtornos, como queda de árvores e destelhamentos, que geraram cerca de 50 ocorrências, entre elas a queda de um torre de telefonia.
De acordo com a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros do Acre os ventos atingiram a velocidade de 77 km em alguns momentos da chuva, causando danos em oito bairros de Rio Branco.