NO ACRE, termina uma eleição e no dia seguinte se emenda na próxima. E, não está sendo diferente para a eleição municipal, quando estará em jogo a conquista da prefeitura da capital. O prefeito Tião Bocalom é candidato natural à reeleição, e disputará com a máquina municipal nas mãos. A candidata da simpatia do governador Gladson Cameli é a deputada federal eleita, Socorro Neri (PP), que não descarta abrir conversa neste sentido.
No campo da esquerda surgiu um nome na eleição que se encerrou, o do deputado Jenilson Leite (PSB), que teve 35 mil votos para o Senado na capital. Há um outro nome potencialmente forte em Rio Branco, o ex-prefeito Marcus Alexandre (PT).
Quem pode entrar também na disputa é o deputado eleito Emerson Jarude (MDB), que cumpriu um bom mandato de vereador. Outro possível postulante é o ex-deputado Ney Amorim (PODEMOS), que tem sua principal base eleitoral na capital. É muito cedo para se falar na possibilidade de cada um dos possíveis candidatos à PMRB, mas pode-se prever uma disputa acirrada e bem interessante pela PMRB. A temporada pela conquista da PMRB está aberta.
MANTEVE A PALAVRA
PROCURADA para mudar o voto na disputa pela presidência da Câmara Municipal, a vereadora Lene Petecão (PSD) consultou o irmão e senador Sérgio Petecão (PSD), e ouviu deste: “Mantenha seu voto no Raimundo Neném”. Assim foi feito, e o Neném ganhou.
BANCADA DO JURUÁ
A REGIÃO de maior representação na ALEAC será o Juruá. Clodoaldo Rodrigues (REPUBLICANOS), Antônia Sales (MDB), Luiz Gonzaga (PSDB), Nicolau Junior (PP), Maria Antônia (PP), todos com base no reduto, foram eleitos deputados na última eleição para a ALEAC.
CEDO PARA PROJEÇÕES
PARA o senador Petecão (PSD) ainda é cedo para se falar na disputa pela PMRB. Enigmático, disse ontem ao BLOG: “Nem eu sei ainda com que grupo vou me aliar”.
A DERROTA DOS CACIQUES
O VEREADOR Raimundo Neném mostrou ser um bom articulador ao se eleger presidente da Câmara Municipal de Rio Branco. Derrotou o vereador Samir Bestene (PP), que era o nome simpático na PMRB, conquistando os votos dos vereadores que ficam na periferia do poder.
SÓ NUMA ALIANÇA
O DEPUTADO Jenilson Leite (PSB) tem dito que não descarta disputar a PMRB, mas ressalva que isso só vai acontecer, se estiver ancorado numa forte aliança política. Não quer repetir o erro da sua eleição para o Senado, caminhada que encarou apenas com o PSB.
O TCHÊ ESTÁ BLEFANDO
A FRASE ACIMA foi dita ontem ao BLOG por um ex-deputado amigo, ao comentar a ameaça do deputado Luiz Tchê (PDT) de levar para a justiça a eleição da presidência da ALEAC, caso o cargo não fique com o PDT, que tem a bancada majoritária. O blefe do Tchê, segundo este ex-parlamentar, se dá pelo fato do plenário ser soberano para decidir qualquer questão, inclusive, colocar na presidência um partido minoritário. Ou seja, quem apita o jogo é a maioria do plenário.
EM BOAS MÃOS
O Conselheiro do TCE, Ribamar Trindade, é o novo presidente da instituição. O comando do TCE estará em boas mãos, Ribamar é um legalista, mas acima de tudo do diálogo. Foi assim, quando ele comandou o Gabinete Civil do governo do Gladson Cameli.
PERÍODO DE MUDA
DEPOIS da sua reeleição, o governador Gladson está igual curió em muda, não dá um pio. Tudo que se fala sobre o secretariado para o seu segundo mandato, é especulação.
CAINDO NA REAL
PARECE que os manifestantes que bradavam pela volta da ditadura militar nas portas dos quartéis, caíram na real de que não serão ouvidos, e que o Lula vai mesmo assumir. Estamos numa democracia, onde quem ganha é quem leva.
NANICO E ZERADO
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) vai pegar um carro ladeira abaixo e sem freio, ao assumir a presidência do PSDB. Além de ter virado um partido nanico na última eleição no estado; pelo fato de não fazer um deputado federal, o PSDB ficou com o caixa zerado para ser tocado.
É QUEM VAI DECIDIR
SOBRE ELEIÇÃO da presidência da ALEAC, vai ganhar quem o governador Gladson pôr a mão. Qualquer governador é quem dá o tom na escolha, porque tem cargos. O único presidente da ALEAC que não foi o candidato do poder e venceu, foi o deputado José Bestene (PP). E, pelo que se sabe, a chapa Gonzaga-Nicolau tem a benção palaciana. Assim sendo……..
FORA DAS RELAÇÕES
ATÉ o momento o ex-senador Jorge Viana (PT) continua de fora das especulações para ocupação de ministério no governo Lula. A área que tem um domínio, é o meio- ambiente, mas a favorita neste pedaço é a Marina Silva.
NÃO QUE DIZER
MAS o fato de não andar sendo citado, não significa dizer que não possa ser chamado pelo Lula para um ministério. O Lula ainda não anunciou nenhum nome.
MANDA QUEM TEM MANDATO
O DEPUTADO Antônio Pedro (União Brasil), que não se reelegeu, se prepare para perder os cargos do estado sob a sua influência, na região de Xapuri, para seu rival e reeleito, deputado Manoel Moraes (PP). Na política, manda quem tem mandato.
FRASE MARCANTE
“Só quem conhece a si mesmo é capaz de conhecer os outros”, Ditado japonês.
O corpo do ex-governador, ex-deputado federal e ex-senador Flaviano Melo chegou à funerária São Francisco,…
Chegou no fim da noite desta sexta-feira (22), no aeroporto Plácido de Castro, em Rio…
O governador Gladson Cameli compareceu no Palácio Rio Branco na noite desta sexta-feira (22) para…
A equipe de cerimonial do Governo do Acre, ligado à Casa Civil, prepara os últimos…
O advogado Rafael Dene venceu por dois votos de diferença o também advogado Efrain Santos…
O ex-governador do Acre e ex-senador Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Exportação -…