Menu

Pesquisar
Close this search box.

Servidora diz que Hospital do Juruá não recebe repasses do governo desde setembro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma servidora do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, que não pode se identificar, disse que desde setembro o governo do Estado, por meio da secretaria de Saúde (Sesacre), não repassa dinheiro para a unidade hospitalar.


O Hospital do Juruá é administrado pela Associação Nossa Senhora da Saúde (Anssau), gerenciado por freiras. É com o dinheiro repassado pelo governo que a Anssau gerencia a unidade hospitalar: paga os salários dos 300 funcionários, contas, como de energia elétrica, e compra medicamentos e insumos.

Anúncios


“Ontem havia uma conversa que pagaram apenas a metade do valor do mês de setembro, mas nada foi confirmado”, citou a servidora, afirmando que, por enquanto, os salários estão sendo pagos em dia. “Mas agora no final de ano, com 13° salário, a gente não sabe se o hospital vai conseguir pagar todo mundo”, afirma.


Por meio da Assessoria de Comunicação, o diretor administrativo e financeiro da Sesacre, Michel Ribeiro, disse que o prazo de repasses para contratos assistenciais é de até 90 dias após o fechamento da competência. “Atualmente está em processo de pagamento a competência setembro, dentro do prazo contratual. Todos os demais pagamentos estão em dia”, disse ele.


Com 120 leitos e um Pronto-Socorro, o Hospital do Juruá é referência para toda a região e para o sul do Amazonas.


A Sesacre não confirma o valor do repasse mensal da Anssau, mas informações extra oficiais citam R$ 7,5 milhões. A servidora do Hospital do Juruá diz que ainda “não está faltando nada” no Hospital do Juruá e os salários dos médicos e demais servidores ainda segue em dias, porque as freiras são austeras nos gastos. “A irmã Nair, que já morreu, conseguia administrar tudo com R$ 2,5 milhões e a substituta dela, irmã Balbina, segue no mesmo ritmo”, conclui a servidora.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido