Categories: Cotidiano Notícias Vídeos

Japão vira sobre Espanha, avança em primeiro do grupo e pode ficar no caminho do Brasil

Por
web

O Japão venceu a Espanha por 2 a 1 de virada nesta quinta-feira (1°), no estádio Internacional Khalifa, pela última rodada do Grupo E da Copa do Mundo. A derrota custou aos espanhóis a primeira posição da chave, que ficou com o Japão, e teria eliminado-os caso a Costa Rica vencesse a Alemanha, o que não aconteceu.


Nas oitavas de final, o Japão enfrentará a Croácia, segunda colocada do Grupo F, na próxima segunda-feira (5), no estádio Al Janoub, às 12h (de Brasília). Já a Espanha enfrenta o Marrocos, primeiro colocado do Grupo F, na terça-feira (6), no estádio Cidade da Educação, também às 12h (de Brasília).


O caminho da chave que estão Croácia e Japão pode ser o mesmo do Brasil, caso a Canarinho confirme a primeira colocação do Grupo G na sexta-feira (2), diante de Camarões. Nesse cenário, o vencedor desta partida enfrenta o Brasil ou o segundo colocado do Grupo H nas quartas.


A configuração do Grupo E mudou diversas vezes de acordo com os placares das duas partidas simultâneas. Em um certo momento, o Japão estava passando em primeiro e a Costa Rica em segundo. Os costarriquenhos chegaram a ter a vitória parcial, mas a Alemanha venceu o jogo por 4 a 2.


Ao final das partidas, Japão ficou com seis pontos, Espanha quatro, com saldo de gols maior, Alemanha quatro e Costa Rica três, nessa ordem de classificação. Pela segunda vez seguida, a Alemanha é eliminada da Copa do Mundo ainda na fase de grupos.


O jogo

A partida começou como se esperava: a Espanha trabalhando mais a bola, e o Japão apostando em descidas rápidas. A estratégia espanhola deu certo logo de início e a equipe chegou ao primeiro gol aos 10 minutos. Morata, que começou no banco diante da Alemanha, entrou e marcou, foi titular desta vez e cabeceou a bola para as redes depois de bom cruzamento de Azpilicueta.


Mesmo com o gol espanhol, o cenário seguiu o mesmo, com a Espanha tocando a bola entre os zagueiros, na linha do meio campo, procurando brechas na zaga japonesa. Com essa dinâmica entre os times, o jogo ficou morno. A Espanha tentou se aproximar do gol em bolas cruzadas e chutes de longe, enquanto o Japão encaixou alguns contra-ataques, mas nenhum com grande perigo.


O Japão voltou com disposição completamente diferente para a segunda etapa, já que precisava pontuar para ter chances de classificação. Logo aos dois minutos, depois de pressionar a saída de jogo espanhola, o atacante japonês Doan, que entrou no intervalo, arriscou de fora da área, de esquerda e forte, e o goleiro Simón aceitou.


Assim como na estreia diante da Alemanha, o Japão conseguiu virar o jogo rapidamente. Aos cinco, os japoneses encaixaram um rápido contra-ataque e cruzaram na área. Depois de a bola passar sobre a linha de fundo, Mitoma cruzou novamente, e Tanaka empurrou para as redes. Inicialmente, o árbitro deu a saída da bola, mas o VAR validou o gol. 2 a 1 para o Japão em menos de seis minutos.


A tarefa japonesa estava feita, e a equipe voltou a marcar em seu campo de defesa, com a Espanha tocando a bola entre os zagueiros. Com a derrota espanhola, bastava uma vitória da Costa Rica sobre a Alemanha para a Roja ficar fora das oitavas de final da Copa, além de decretar a possibilidade apenas da segunda colocação.


Sabendo disso, o técnico Luis Enrique prontamente mudou o time e colocou Carvajal, Asensio e Ferrán Torres. As mexidas forçaram o comandante japonês, Hajime Moriyasu, fechou a casa totalmente e tirou o um atacante para reforçar o sistema defensivo.


A partir dos 35 minutos, a Espanha tocou a bola na intermediária japonesa, que compactou seus 11 jogadores em menos de 30 metros. Depois de muito rondar a área japonesa, a Espanha terminou o jogo sem conseguir empatar – o que a faria garantir o primeiro lugar do grupo e daria o segundo lugar à Alemanha.


VEJA OS MELHORES MOMENTOS:



Share
Por
web

Últimas Notícias

  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024
  • Acre
  • Política

Bocalom deseja Feliz Natal enquanto lava louça ao lado da noiva Kellen Nunes

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), utilizou seu perfil no Instagram para compartilhar…

25/12/2024
  • Juruá

Governo monitora situação do Rio Juruá durante período de chuvas intensas

A Defesa Civil estadual já ativou um plano de contingência para reduzir os impactos à…

25/12/2024