Projeto Cidadão já casou mais de 50 mil casais no Acre

O Tribunal de Justiça do Acre realizou nesta quarta-feira, 30, por meio do Projeto Cidadão, o casamento de 100 casais no Teatro dos Náuas em Cruzeiro do Sul. Com esta edição, o T.J completa 52.235 casamentos feitos em 27 anos do Projeto Cidadão, que além de uniões, emite documentos e ofertas outros serviços.
Um dos casais que teve a união formalizada em Cruzeiro do Sul é formado pelo motorista Clóvis Bandeira, 60 anos, e a dona de casa Maria Ireni Alves, 50 anos. Eles já vivem juntos há mais de 20 anos e ela tinha o sonho de casar oficialmente. “Agora vou ter o sobrenome Bandeira dele. Ser a esposa oficial no papel”, comemora.
Daissiele Silva 25 anos, realizou também o sonho de casar vestida de noiva com direito a buquê de flores com Alif Silva, de 28 anos. ” Pedi o vestido emprestado para realizar este sonho de casar à caráter”, destaca
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Valdirene Cordeiro, parabenizou os casais e disse que o poder judiciário do Acre está em festa.
“Os casamentos são o ápice do projeto Cidadão há 27 anos. Esse ato Envolve mais do que amor. É sobre responsabilidade e saber da certeza que haverá dias com sol e chuva e que a busca é por um futuro melhor. As famílias fortalecem a sociedade e por isso a importância dessas uniões”, ressaltou ela.
Os casamentos foram oficializados pelo juiz Erik Farath, abençoados pelo bisbo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovanele e pelo pastor Carlos Alberto da Assembleia de Deus e prestigiados pelo prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima.

Na manhã desta sexta-feira, 3, José Moura dos Santos, 45 anos, foi preso pela Polícia Militar no Bairro Cruzeirão, em Cruzeiro do Sul, com 13 quilos de fios.
Quando foi abordado o homem não respondeu ao questionamento dos policiais quanto à procedência dos fios que carregava enrolados na própria camisa. ” Ele foi levado para a Delegacia Geral de Polícia Civil e vai responder por furto. A Polícia Militar está sempre prendendo quem furta fios. Estamos sempre levando “, disse o sub comandante da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, capitão Silva Lima
O fio de roubos é um dos grandes problemas da segurança pública em Cruzeiro do Sul e afeta a população do município de várias formas.
Esta semana a clínica renal que atende pacientes das redes privada e pública de todo o Vale do Juruá, Tarauacá e Sul do Amazonas, teve que garantir o bombeamento manual da água do aparelho que faz a hemodiálise de 60 pessoas porque ladrões levaram o fio de cobre do sistema de bombeamento de água do local A Defensoria Pública, roubada 3 vezes, mudou de endereço, fios do equipamento que monitora o volume de águas da chuva e do Rio Juruá, na Ponte da União, foram levados. A Avenida Mâncio Lima, está grande parte no escuro, também pela mesma causa. Uma Galeria no Bairro da Baixa, também teve a fiação furtada.

O Diário Oficial do Estado desta Sexta-feira, 3, traz publicado, o novo edital de Processo Seletivo Simplificado para formação de cadastro de reserva para profissionais da Educação do município de Porto Walter, tendo em vista que o anterior, lançado dia 19, foi cancelado. Os cargos são para professores de ensino infantil e fundamental anos iniciais e finais, mediador, assistente educacional, tutor intérprete, de libras, de AEE, de EJA e Educação Infantil da pré-escola.
O edital 02/2023 tem duas mudanças com relação ao anterior: a primeira delas consiste na oferta de vagas que serão somente para formação de cadastro de reserva para as escolas da zona rural.
Outra mudança diz respeito aos critérios de avaliação: O processo seletivo será composto de duas etapas, de caráter eliminatório e classificatório, por meio da prova de títulos – análise curricular, e entrevista do candidato (a).
Para concorrer é necessário que o candidato comprove o nível de escolaridade exigido para a função em que desejar atuar, apresentar documentos de identificação, dentre outros requisitos especificados no Edital.
As inscrições são gratuitas, deverão ser feitas entre os dias 8 10 de fevereiro, na sede da Secretaria de Educação – SEMEC, ao lado do IDAF, no horário de 07 as 11 horas e de 13 as 17 horas. As entrevistas serão realizadas de 13 a 17 de fevereiro. A divulgação e homologação oficial está previsto para o dia 8 de março conforme especifica e rege o Edital. Os candidatos já inscritos, poderão usar a documentação do PSS que foi cancelado anteriormente.
O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da prefeitura de Porto Walter, houve a necessidade de cancelar o Edital e lançar novo, porque houve problema na oferta de vagas. ” Tinha vagas para zona urbana, no entanto, alguns profissionais não estavam em sala. E esse ano serão lotados para preencher essas vagas”, explica

Agora no mês de janeiro 234 casos de malária foram registrados no município de Mâncio Lima. Para reduzir os números a prefeitura intensifica as ações de combate a doença, com a ampliação das visitas domiciliares dos agentes, as orientações, capacitação dos profissionais e entregas de mosquiteiros impregnados.
A Secretaria Municipal de Saúde está realizando, por meio da Gerência de Endemias, uma capacitação para os Agentes de Combate as Endemias – ACE e os Agentes Comunitários de Saúde – ACS para garantir aos profissionais, um olhar mais apurado sobre informações coletadas nas residências e orientem da melhor forma, as pessoas que necessitam de atendimento.Para as aulas teóricas, o Bairro Guarani foi o escolhido visto que somente no mês de janeiro foram registrados 25 casos de malária na localidade, sendo 2 do tipo falciparum a forma mais agressiva e perigosa da doença.
Agentes de Endemias das zonas urbana, rural terrestre e fluvial estão visitando os domicílios com orientação e ações preventivas.
Em outra frente, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, distribui mosquiteiros impregnados com um medicamento contra a malária utilizado com frequência em humanos e que tem se tornado uma nova ferramenta para combater a doença funcionando como uma barreira física impedindo o contacto homem-vetor, dado que certos mosquitos se tornaram resistentes aos inseticidas.
” A capacitação dos agentes para o trabalho do dia a dia é muito importante. Como houve um aumento de casos de malária no mês de janeiro, visto que é um período sazonal da doença com o aumento de chuvas, o acumulo de águas e os criadouros do mosquito. estamos fortalecendo as ações com visitas domiciliares, orientações, capacitação dos profissionais e entregas de mosquiteiros”, pontuou Francisco Melo, Gente de Endemias.
O agricultor Manoel Socorro, que recebeu a visita dos profissionais de saúde, agradeceu pelas orientações e pelos cortinados.
“Aqui em casa, no Guarani, tem pouco mais de um ano que teve casos de malária e dengue. Os Agentes de Saúde estiveram aqui, verificaram de onde estava vindo o mosquito, eliminamos um poço que eu tinha e passei a usar os cortinados impregnados. Aí graças a Deus não teve mais ninguém doente com malária”, contou ele.

Luiz Elisson Santos, 41 anos, foi preso pela Polícia Militar nesta quinta-feira, 2, no Cais do Porto de Cruzeiro do Sul com um simulacro de arma de fogo e R$ 1.352,00 em espécie. Á PM ele informou que havia chegado de Marechal Thaumaturgo.
A Polícia recebeu denuncia anônima, via Copom 190, de que o homem estava no centro da cidade com uma mochila nas costas e em atitudes suspeitas. Na abordagem, o simulacro de pistola foi achado dentro da mochila bem como o dinheiro. Os itens e Luis foram levados para a Delegacia de Polícia Civil.
-
CONTRAPONTO
Militares dizem que quem não seguir disciplina em Colégio Militar que procure outra escola
-
NOVA REGRA
Portaria do MJ obriga cadastramento de armas a partir desta quarta, 1º de fevereiro
-
Acre
60% das vagas do CNH Social vão para capital e 40% para o interior
-
Destaque 4
Câmeras mostram influenciadora forçando portão antes de flagrar namorado com outra
-
POVO DESCONFIADO
No Acre, moradores rejeitam responder ao Censo do IBGE
-
oportunidade
Inscrições em cursos profissionalizantes do Senai iniciam nesta quinta-feira
-
Notícias
Polícia faz buscas por casal vítima de sequestro nesta madrugada em Rio Branco
-
Destaque 4
Colégios Militares do Acre não podem invadir vida privada de alunos, afirma Ministério Público