Categories: Destaque 4 Notícias Tv ac24horas Vídeos

“Até os 8 anos, os pais precisam escovar os dentes dos filhos”, diz cirurgiã-dentista

Published by
Deylon Félix

A cirurgiã-dentista e ortodontista, Rayana Olímpio participou nesta segunda-feira, 28, do Programa da Jô – Edição Podcast e contou as novidades da profissão, deu dicas para manter o sorriso perfeito e saudável e falou ainda de momentos especiais de sua vida.


Natural do Espirito Santo, em Vitória, a profissional veio para o Acre há 9 anos atrás, para trabalhar, mas acabou ficando de vez e como disse, veio “para desbravar, com a intenção de ir embora, mas quem bebe da água do rio Acre, fica”.


A mais nova solteira na pista, falou que não está aberta a relacionamentos amorosos no momento, pois terminou uma relação duradora recentemente e prefere agora cuidar mais de si.


“Estou solteira há 06 meses e atualmente estou investindo mais em mim, tentando me conhecer melhor, porque 12 anos de casamento, não são 12 dias. Então, estou tentando me reconectar, ter um amadurecimento e viver a minha paz”, comentou.


Em relação ao que tem de mais atual em sua área de trabalho, Rayana afirmou que o digital está mais presente na odontologia e na ortodontia, os aparelhos invisíveis ou transparentes, chamados de invisalign, são os mais pedidos. A profissional foi uma das principais responsáveis por trazer o modelo para o Estado.


“Eu fui uma das pioneiras no invisalign e hoje em dia trabalho como mentoria para alguns colegas daqui. Foi um desafio desbravar e é muito gratificante trazer o que há de melhor do Brasil para o Acre”, apontou.


Sobre escovação infantil, foi explicado que crianças de até 8 anos precisam ter o apoio dos pais com ajuda na limpeza completa e correta dos dentes, para que não ocasione problemas futuros.


“Até os 8 anos, papai e mãe tem que pegar a criança, levar no banheiro e escovar os dentes, porque se só mandar, ou eles não vão ou irão escovar de qualquer jeito. Então pelo menos 1 vez no dia, você tem que ajudar seus filhos a fazer uma boa escovação”. Abordou.


Olímpio falou ainda sobre o mal hálito e quais são os maiores causadores. Para ela, não escovar a língua é uma das causas e que em algumas pessoas a situação é tão triste que até mesmo de máscara já sentiu o ruim odor.


Questionada se um problema dental pode provocar doenças cardíacas, ela afirmou que se existe bactérias ou precisa ser realizado um canal e não há a procura, pode acontecer uma endocardite bacteriana.


“As pessoas não sabem o que é, não procura um dentista. Tem vários casos de famosos que já tiveram isso. Muitos subestimam o dentista e deixam por ultimo e tem sim muita importância de você estar com sua saúde bucal okay, dentes bem cuidados. É saúde, gente”, disse.


A dentista falou ainda sobre o que é preciso para extrair dentes, o uso de próteses, implantes e lentes, clareamento e quando é necessário retirar o siso. Para isso, abordou que nem todos os pacientes tem a obrigação.


“Se você tiver espaço e os sisos estiverem sem carie, tudo saudável, eu não recomendo retirar. Tenho vários pacientes que tem. Eu vou acompanhando, se não tiver dor, se estiver tudo certinho, pode manter o resto da vida”, comunicou.


Assista o Podcast da Jô completo.


Share
Published by
Deylon Félix

Recent Posts

Corpo de Neymar, após ganho de peso, volta a viralizar nas redes sociais e internautas reagem: ‘Não é montagem’

Nos últimos meses, Neymar deu o que falar por suas mudanças corporais. Fora de forma,…

30/04/2024

Veja as tragédias que aconteceram com elenco de ‘Arnold’ após fim da série

Há exatos 38 anos estreava a sitcom norte-americana Diff’rent Strokes, que aqui no Brasil ficou…

30/04/2024

Petecão destina R$ 1 milhão para custeio de ações da Assistência Social de Brasiléia

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) anunciou, o empenho de recursos federais no valor de R$…

29/04/2024

Neri joga água na farofa de Bocalom e PSDB quer Vanda como vice

O CENÁRIO político da sucessão municipal que estava um marasmo, pegou fogo com uma entrevista…

29/04/2024

Gladson Cameli firma ordem de serviço para construção da unidade de Defensoria Pública

O governador Gladson Cameli esteve presente nesta segunda-feira, 29, na cerimônia de assinatura da ordem…

29/04/2024

Para PP não ser vice de Bocalom, Socorro Neri põe seu nome para concorrer à prefeitura

A possibilidade do Progressistas, com o secretário de governo, Alysson Bestene, abdicar da candidatura majoritária…

29/04/2024