Eleição para presidência da Assembleia já está decidida

EM QUE PESE os argumentos de que, pelo PDT ter a maior bancada na Assembleia Legislativa a presidência deve ficar com o partido, na figura do deputado Luiz Tchê (PDT); a realidade política nos bastidores da chamada “Casa do Povo” é outra, já existem votos combinados por uma maioria a favor da chapa formada pelo deputado Luiz Gonzaga (PSDB) para presidente e do deputado Nicolau Junior (PP) de primeiro secretário. Na verdade, deve acontecer apenas uma inversão de cargos: Nicolau é hoje o presidente e Gonzaga primeiro secretário. A chapa também tem o aval do governador Gladson Cameli, porque com ambos não teria problemas para aprovar os projetos que enviará ao Legislativo.
NÃO TERÁ A PANDEMIA
ANTES da pandemia, as pesquisas registravam uma baixa aceitação do governo do Gladson. Sua ação na pandemia contra o negacionismo e a favor da vacina, inflaram a sua popularidade. No segundo governo terá que se reinventar, não terá mais a pandemia para dar um plus.
VOLTANDO PARA A DISPUTA
DEPOIS DE NÃO se eleger deputado federal na última eleição, o ex-prefeito Rodrigo Damasceno (PODEMOS) deverá disputar a prefeitura de Tarauacá, com chance de sucesso. Não foi bem na sua gestão, mas é muito forte.
BOM TRÂNSITO
BASTA SE CONVERSAR com deputados da base do governo para sentir a simpatia pelo nome do Rômulo Grandidier para o gabinete civil. O fato de se relacionar bem com os políticos, é um ponto ao seu favor, o que lhe dá cacife para fazer uma ponte com a ALEAC.
NÃO É BOI MORTO
É CEDO para se dizer que ganhar do prefeito Tião Bocalom é um passeio, pela atual conjuntura da sua gestão. Ainda tem dois anos para tocar projetos. Em qualquer situação, o Bocalom não será um boi morto.
NÃO É CITADO
PODE ATÉ contrariar essas notícias, mas pelo que se lê dos grandes analistas nacionais da política, o Jorge Viana não aparece cotado para qualquer dos ministérios.
APOSTA ERRADA
OS RADICAIS BOLSONARISTAS fizeram duas apostas erradas, com as suas mobilizações: a primeira, foi que seus atos comoveriam os militares a darem um golpe; e segundo, que teriam a cobertura da imprensa. Nem uma coisa e nem outra. Não há clima para ditadura militar.
NÃO SEGUE O PDT
O DEPUTADO Pedro Longo (PDT) não deve se engajar na candidatura do deputado Luiz Tchê (PDT) para a presidência do partido na ALEAC. Deve se agarrar na possibilidade de ser o vice-presidente na chapa puxada pelo deputado Luiz Gonzaga (PSDB) para presidência.
MAR DE TRANQUILADADE
NADA melhor para o prefeito Bocalom que as eleições para deputado dos vereadores Michelle Melo (PDT) e Emerson Jarude (MDB), justamente os seus calos na Câmara Municipal de Rio Branco. Ficará sem oposição.
O QUE FARÁ O BITTAR?
DEPOIS de tudo dar errado nos seus planos na última eleição estadual, não se sabe quais seus planos para 2026. Para o Senado e Governo, o senador Márcio Bittar (União Brasil) teria paradas duras. Não será de se admirar se optar por disputar vaga de deputado federal.
OLHO NA PREFEITURA
O deputado Antônio Pedro (União Brasil), que não conseguiu se eleger, está focado em ser candidato a prefeito de Xapuri em 2024, para não ficar fora da política por quatro anos. Sua derrota foi uma surpresa.
PLANO ABORTADO
A ELEIÇÃO do Lula podou o plano do primeiro suplente do União Brasil, Fábio Rueda. Com a permanência do Bolsonaro poderia negociar para ser puxado para o governo federal um dos deputados eleitos para o, e ele assumir.
CEDO PARA COMPOSIÇÃO
QUEM está próximo do senador Petecão (PSD) fala que, por enquanto, não deverá entrar em nenhuma frente da oposição. Quer deixar o quadro se aclarar, antes de tomar uma decisão. Acha cedo para o movimento.
ENTRARAM EM MUTISMO
DEPOIS da derrota na última eleição os irmãos Rocha – Major Rocha e Mara Rocha – não voltaram ao cenário eleitoral, se recolheram sem falar no futuro político.
FAXINA EM FEIJÓ
O eleitorado de Feijó fez uma faxina política na última eleição. Os dois deputados da região, Marcos Cavalcante (PTB) e Cadmiel Bonfin (PSDB), não se reelegeram.
IRONIA DO DESTINO
O CANDIDATO para o qual o presidente do PSDB, Correinha, não queria dar legenda, o deputado Luiz Gonzaga (PSDB), por ironia do destino, foi o único do partido a se reeleger para a Assembleia Legislativa.
SENTIMENTO MAJORITÁRIO
MESMO tendo perdido a eleição, há um sentimento majoritário dentro do MDB, para que o deputado federal Flaviano Melo continue na presidência da sigla.
MUITO BEM CONDUZIDA
Por trás do fato da Socorro Neri (PP) ter sido eleita a candidata a deputada federal mais votado na última eleição, além dos seus méritos, foi importante a coordenação da sua campanha pelo secretário de Educação, Aberson Carvalho.
URNAS CRUÉIS
AS URNAS foram cruéis com os ex-deputados estaduais que tentaram retornar aos mandatos na Assembleia Legislativa, todos foram derrotados.
O GLADSON É PRAGMÁTICO
Ao anunciar que, no próximo encontro com o Lula levará de mimo farinha de Cruzeiro do Sul, mostra que o governador Gladson Cameli é pragmático, pensa antes no estado do que na ideologia política. A eleição acabou.
NÃO TEM GOLPE MILITAR
O GLADSON raciocina de forma coerente, sabe que não passam de esbirros antidemocráticos os pedidos pela volta da ditadura militar, e que o Lula assumirá.
FRASE MARCANTE
“Três grosserias do mundo: jovens caçoando dos velhos, sadios caçoando de doentes, sábios caçoando de tolos”.

Um dos grandes ícones do rock nacional, o ex-vocalista da banda RPM, Paulo Ricardo, deve se apresentar no Acre. A informação foi confirmada nas redes sociais da casa de eventos Maison Borges.
Aos 60 anos, o artista é conhecido pelos sucessos “Louras Geladas”, “Olhar 43”, “Rádio Pirata”, “Juvenilia”, além de possuir um repertório repleto de clássicos que influenciaram o músico.
No anuncio oficial, não é repassado detalhes de quando acontece o evento, local e início da venda dos ingressos, mas com a previsão da turnê Rock Popular do cantor, sinaliza que o show no estado acreano deve acontecer em breve.

Até o próximo dia 8 de fevereiro o prognóstico é de chuva com volume acumulado variando de 10 milímetros até 75 mm para todo o Estado do Acre e de 100 mm até 150 mm para a regional Tarauacá-Envira, com indicativo de “anomalia negativa” nas localidades dos municípios da regional do Juruá, Purus, Alto Acre e Baixo Acre, onde as chuvas deverão estar abaixo do esperado para o período. Há indicativo de anomalia positiva nas localidades dos municípios de Tarauacá, Feijó, Santa Rosa do Purus, Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri, onde as chuvas deverão estar acima do esperado para o período.
Na leitura desta quinta-feira (2), as plataformas localizadas na Bacia do Rio Acre registraram elevação de nível na parte da manhã, exceto Brasiléia. Segundo a Agência Nacional de Águas, houve registro significativo de chuva nas últimas 24 horas em Porto Acre (77,4mm), Brasiléia (27,4 mm) e Assis Brasil (21,6 mm).
Nas cabeceiras, o nível do Rio Acre subiu mais de dois metros e em Rio Branco, mais de 30cm. Os dados são do Governo do Estado do Acre.

\O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou da sessão solene que abriu os trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira, 2, e fez a leitura da mensagem governamental.
Em seu discurso, Bocalom destacou o que considera de positivo feito pela gestão ao longo dos dois primeiros anos de mandato. Destacou que se comporta como o primeiro fiscalizador do município. “Eu procuro sempre fiscalizar para que a população seja bem atendida, afinal demos o maior aumento da história de Rio Branco”, disse.
O gestor ainda lembrou dos investimentos feitos na gestão previdenciária e outras ações como os mutirões de limpeza, iluminação e instalação de câmeras de segurança e disse que a capital acreana é referência nacional no combate à dengue com 90% de redução no último ano.
O chefe do executivo destacou ainda a aprovação da terceirização da saúde para a contratação de médicos e falou ainda dos investimentos na educação, como a entrega de uniformes às crianças da educação infantil a partir deste ano.
Em relação aos investimentos para os próximos anos, o prefeito de Rio Branco anunciou que a prefeitura prepara um pacote com cerca de 90 projetos que devem representar um investimento de R$ 1 bilhão na capital acreana.
“São muitas obras que vamos realizar para melhorar a vida da população de Rio Branco. Queremos construir até 2024, cerca de mil casas com madeira que seriam queimadas. Outro projeto habitacional nosso é o que vamos doar os terrenos e as pessoas vão poder fazer seus financiamentos pela Caixa Econômica. Até o ano que vem, pretendemos construir o viaduto da Uninorte. Ainda na área de educação vamos construir 4 creches que vão ofertar cerca de 1,2 mil vagas. Existe ainda um importante investimento que é uma Casa de Passagem com 100 vagas para quem precisa vir à Rio Branco para um tratamento de saúde e não tem onde ficar”, explica.

O governador Gladson Cameli (Progressistas), compareceu na primeira sessão deliberativa da Assembleia Legislativa para fazer a leitura da mensagem governamental nesta quinta-feira, 2, e garantiu que pretende contar com os 24 deputados estaduais do Poder Legislativo.
De acordo com o chefe do executivo, o governo não tem ainda o número exato de quantos deputados deverão compor sua base na Casa do Povo. “Eu não sei quantos tenho, mas pretendo contar com os 24 deputados estaduais e temos que pensar no futuro do estado e mais democrático que eu possa ter, maka igual impossível”, comentou.
Gladson deixou claro no decorrer da entrevista que sua líder do governo, a deputada estadual Michelle Melo (PDT) teve os critérios avaliados pela secretaria do governo. Contudo, o governador adiantou que a parlamentar terá carta branca para fazer críticas “construtivas”. “Toda crítica construtiva é bem vinda e me ajuda a resolver os problemas”, declarou.
Questionado sobre a nova bancada de deputados da Aleac já havia realizado pedidos por cargos no governo a exemplo da última legislatura, Cameli foi enfático. “Ainda não fizeram nenhum pedido, mas vou conversar com todos os parlamentares”, ressaltou.
-
PROMOÇÃO
Passagens aéreas para o Rio de Janeiro e Fortaleza por apenas R$ 199 (ida e volta); confira
-
Destaque 4
Câmeras mostram influenciadora forçando portão antes de flagrar namorado com outra
-
NOVA REGRA
Portaria do MJ obriga cadastramento de armas a partir desta quarta, 1º de fevereiro
-
Notícias
Polícia faz buscas por casal vítima de sequestro nesta madrugada em Rio Branco
-
Destaque 4
Colégios Militares do Acre não podem invadir vida privada de alunos, afirma Ministério Público
-
alivio
Casal que havia sido sequestrado por bandidos é encontrado na Estrada do Mutum
-
Acre
Cientistas descobrem nova espécie de maracujá no Acre
-
Acre
Ludmila perde guarda da filha para o pai e chora durante live: “Exausta e mentalmente cansada”