A prefeitura de Mâncio Lima por meio da Defesa Civil Municipal e em parceria com o Governo do Estado instalou na manhã dessa quinta-feira, 24, um posto de monitoramento hidrológico do Rio Japiim, a primeira do município.
O sonar do equipamento desenha o fundo do rio, possibilitando acompanhar o nível e desenvolvimento das águas, bem como velocidade, vazão, profundidade e a largura do rio. A leitura será feita diária e os números irão alimentar o banco de Dados da Defesa Civil Municipal para que medidas preventivas sejam tomadas em relação aos moradores que vivem nesta área.
Além da estação no Rio Japiim, a comunidade São Salvador, no Rio Moa, possui uma coleta de plataforma de dados – PCD. Os instrumentos servem para medir as precipitações hidrológicas tanto no período de estiagem, verão, como nas cheias, inverno.
O Prefeito em exercício de Mâncio Lima, Renan Costa, vai solicitar a instalação de mais duas réguas no Rio Azul e no Rio Moa.
“Vou fazer um pedido formal ao prefeito Isaac para que junto a Defesa Civil Estadual possamos adquirir mais duas réguas para os Rios Moa e Azul visto que em seus entornos moram centenas de moradores e já tiveram sérios prejuízos com o transbordamento das águas. Muitas famílias tiveram que deixar suas casas e se abrigar em casa de parentes”, disse Renan Costa.
Em 2020 e 2021 os rios Moa e Azul transbordaram e ultrapassaram o nível normal de suas cotas atingindo centenas de ribeirinhos.
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…