A participação do Acre na Semana Internacional do Café aumentou a animação no setor, especialmente porque as espécies conhecidas como robustas amazônicas, presentes em várias regiões do Estado, tem atraído a atenção dos compradores estrangeiros.
E os números são realmente alvissareiros para o agro acreano: a área plantada de café (levando em conta a proporção em hectares) cresceu 66% entre 2017 e 2021 -mas a produção (proporção em toneladas) tomou um embalo impressionante, aumentando em 265% no mesmo período.
Liderada pelo titular da Secretaria de Produção e Agronegócio do Acre (Sepa), Edvan Maciel, a comitiva acreana e os profissionais do comércio cafeeiro puderam trocar experiências sobre novas oportunidades do setor durante a SIC. Os gestores do Acre puderam participar de workshops e palestras, expandindo assim o conhecimento sobre o mercado.
É sabido que talvez o Acre não seja grande produtor, mas tem oportunidade de produzir um café com Indicação Geográfica de qualidade, o que agregaria importante valor ao grão colhido no Estado.
“Precisamos alinhar essa produção no modo ESG, é o que o mundo quer”, observa Edvan Maciel. Ele se refere ao tripé da sustentabilidade ambiental, social e de governança – Environment, Social and Governance, que se refere a um conjunto de práticas que, juntamente com a inovação, podem contribuir para um melhor atendimento das demandas do consumidor e da competição de mercado.
Chegou no fim da noite desta sexta-feira (22), no aeroporto Plácido de Castro, em Rio…
O governador Gladson Cameli compareceu no Palácio Rio Branco na noite desta sexta-feira (22) para…
A equipe de cerimonial do Governo do Acre, ligado à Casa Civil, prepara os últimos…
O advogado Rafael Dene venceu por dois votos de diferença o também advogado Efrain Santos…
O ex-governador do Acre e ex-senador Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Exportação -…
Uma colisão entre um carro e uma bicicleta deixou o idoso Manoel Martins de Lima,…